spot_img
Hoje é segunda-feira, 18 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José inicia última etapa da ligação de galerias no Ipiranga para...

São José inicia última etapa da ligação de galerias no Ipiranga para eliminar alagamentos

Obras de macrodrenagem avançam com conexão entre ruas Justino de Souza e Servidão Bibiano; previsão é concluir etapa até sexta-feira (22)

spot_img

As obras de macrodrenagem do antigo Rio da Palha, no bairro Ipiranga, entram em fase decisiva a partir desta segunda-feira (18). A Prefeitura de São José deu início à última etapa para instalação da galeria de ligação entre a Rua Justino de Souza e a Servidão Bibiano Lúcio da Silva, completando o sistema que conecta as galerias já implantadas nas ruas Bom Pastor, João Ambrósio da Silva, Francisco Nappi e Paulino Júlio de Souza, até o Rio Três Henriques.

O serviço será realizado em um beco da Justino de Souza, onde será retirada parte de uma parede para passagem da estrutura. Após a conclusão da ligação, a parede será reconstruída. A expectativa é que a etapa seja finalizada até sexta-feira (22), eliminando pontos críticos de alagamento na região.

Na semana passada, a Prefeitura concluiu a substituição da antiga galeria na Rua Paulino Júlio de Souza. Foram instaladas duas novas galerias de 2 x 2 metros no lugar da antiga tubulação de 1 metro de diâmetro, que passava até mesmo por terrenos particulares. A nova estrutura já está conectada à servidão Bibiano, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais.

O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, ressalta a importância da obra. “É um trabalho essencial, mas que muitas vezes não é percebido pela população. Estamos resolvendo um problema crônico que, há décadas, provoca enchentes no bairro Ipiranga. A cada etapa concluída, avançamos na garantia de segurança e qualidade de vida para os moradores.”

O projeto prevê um investimento total de R$ 4,2 milhões, incluindo a reconstrução de quatro edículas e dez muros, recomposição de calçadas, recuperação de vias e sinalização viária. Até o momento, já foram instalados 170 metros de tubos de 1,2 metro de diâmetro e 194 metros de galerias celulares, restando apenas 88 metros para a conclusão da estrutura principal.

Ao todo, a intervenção beneficia sete ruas do bairro: Otto Júlio Malina, Francisco Nappi, Bom Pastor, Emílio Macedo, João Ambrósio da Silva, Bibiano Lúcio da Silva e Paulino Júlio de Souza. Quando finalizada, a obra representará um marco no enfrentamento às enchentes e na valorização urbana do Ipiranga, preparando a cidade para eventos climáticos mais severos.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa