spot_img
Hoje é segunda-feira, 18 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCatarinenses lançam documentário sobre indígenas australianos

Catarinenses lançam documentário sobre indígenas australianos

Filme traz relatos de violência impetrada pelo estado australiano, resistência e reconexão com o território; sessão gratuita será na próxima terça (19) na Udesc

spot_img

O documentário “Chamado da terra” (título original “Welcome home”) será lançado no dia 19 de agosto, próxima terça-feira, às 18h30, no auditório Tito Sena, localizado no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Faed-Udesc), no bairro do Itacorubi, Florianópolis. A sessão tem entrada gratuita e também haverá transmissão online. Após a exibição do filme, será feita uma roda de conversa com os integrantes do Chama Coletivo Multimídia, responsável pela realização do filme, e com entrevistados, diretamente da Austrália.

O média-metragem, com duração de 32 minutos, conta histórias de reconexão de indígenas australianos com seus territórios, após anos de violações pelo estado. O filme aborda o sequestro de crianças por órgãos do governo, o que levou à existência da chamada Geração Roubada, e também a luta dos povos originários por soberania e garantia da transmissão de saberes ancestrais. A mensagem ultrapassa fronteiras e convida não-indígenas de todo o mundo a honrarem os povos originários de seus países.

O documentário é uma produção independente de oito brasileiros, de diferentes formações – jornalistas, historiadores e músicos. As gravações foram feitas na Costa Oeste da Austrália, com condução de Lorna Kelly, pertencente ao povo Ngombal. Além desse, foram visitados os territórios Yindjibarndi, Palyku, Kariyarra, Banjima, Jukun e Nyul Nyul, entre outros.

“O que encontramos foi muito maior do que imaginávamos”, conta a historiadora Luisa Wittmann, uma das integrantes do Chama e professora da Udesc, coordenadora do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (Aya). “Foram mais de 20 versões diferentes do documentário até chegarmos àquela que sentimos que honra as vozes que nos comprometemos em representar”, acrescenta. Também fazem parte do coletivo Ana Paula Sousa, Anita Grando Martins, Camila Stähelin, Edu Cavalcanti, Fabio Berlinga, Leonardo Sousa e Marcelo Téo.

Serviço:
Lançamento do filme “Chamado da terra” – “Welcome home”
Local: auditório Tito Sena (Faed-Udesc)
Endereço: av. Madre Benvenuta, 2007 – Itacorubi, Florianópolis
Data: 19 de agosto
Horário: a partir das 18h30
Transmissão ao vivo pelo canal do Aya no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCCzS4-fh6bOHCrcBPupVYBw

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa