spot_img
Hoje é segunda-feira, 18 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROMatson defende planejar 2026 com olhar para 2028; João Rodrigues não decola...

Matson defende planejar 2026 com olhar para 2028; João Rodrigues não decola e outras notas

Presidente da Câmara de São José, Matson Cé (PSD), entende que o grupo político ao qual pertence deve ter candidato a deputado estadual por São José, mas também pensar em nomes para a sucessão de Orvino. Veja ainda sobre mais uma reunião itinerante da Câmara da Capital, o aniversário do Tete e a pré-candidatura de João Rodrigues que não decola por falta de adesão

spot_img

O presidente da Câmara de São José, Matson Cé (PSD) defende que o grupo político ao qual pertence aproveite as discussões sobre 2026 para estabelecer um olhar também para as eleições municipais de 2028. O consórcio PSD-MDB, aliado a outras forças políticas como União Brasil e Republicanos governa a cidade e lideranças desse grupo naturalmente vão oferecer seus nomes para a sucessão do prefeito Orvino Coelho de Ávila.

É justamente nesse contexto, quando se discute nomes para a disputa de 2026, que Matson entende que a eleição municipal já deve estar na mesa nessas tratativas. A ideia defendida pelo vereador é que além de um nome para deputado estadual, o grupo político também estabeleça uma lista tríplice de nomes que possam vir a ser os potenciais sucessores do atual prefeito.

Quanto a disputa para deputado estadual Matson pondera que já há nomes bem adiantados com esse projeto como do vice-prefeito Michel Schlemper (MDB) e também da ex-vereadora e atual Secretária de Governo Méri Hang além de outros vereadores.

Matson reconhece que seu nome, pela posição que ocupa também é lembrado, porém só embarca num projeto para deputado estadual se for o desejo do grupo político e do partido. “Fato é que tem que ter um candidato a deputado estadual do município pra ser apoiado pelo grupo político”, resume.

Agenda positiva

Paralelo à política partidária o presidente Matson Cé foca no seu mandato como vereador e presidente da Câmara. Ele analisa que atualmente a política de um modo geral está muito radicalizada, com projetos pessoais e focada em muito discurso de rede social e pouca entrega de grandes ações. “As pessoas – na política – se alimentam de muito pouco e eu não consigo fazer política assim”, pondera.

Matson explica que prefere focar em pautas que envolvam questões crônicas da cidade, como ações relacionadas ao Contorno Viário, atrativos para atrair novos empreendedores, bem como para estabelecimento de empresas do setor produtivo gerando empregos e riqueza no município.

Pré-candidatura de João não decola

Estamos a exatamente um ano das eleições de 2026 e cada dia que passa fica mais claro que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) se precipitou na sua investida em colocar uma pré-candidatura a governador na rua. Com quem eu falo do meio político o sentimento é de que o projeto desandou e perdeu tração. O motivo é muito claro: parece-me a pré-candidatura mais um projeto pessoal do que de grupo político.

A ideia ‘João Rodrigues Governador’ não contagia porque é defendida solitariamente apenas pelo pré-candidato e por uma parcela do PSD. Não bastasse o próprio partido não aderir 100% ao projeto, ainda não garante a adesão de outros partidos, ficando isolado.

Ainda falta muito tempo para a campanha e a política é dinâmica, mas o sentimento hoje é de que o projeto não vira o ano vivo. Hoje, falando sinceramente, a pré-candidatura é mais refém do contexto nacional do PSD – que vive a expectativa de lançar um pré-candidato à Presidência – do que de uma vontade do povo catarinense.

Prefeito de Chapecó e pré-candidato a governador

Aniversário do Tete

O diretor-geral do Procon de São José, Wallace Avanir de Souza, o amigo Tete, comemorou seus 51 anos com uma festa da Churrascaria Gaitaço, anexo ao CTG Os Praianos. O ambiente ficou completamente lotado. O prestigio respalda duas verdades: Tete tem muitos amigos e o evento também foi uma demonstração de força política.

Churrascaria Gaitaço ficou lotado

Presença

Quem fez questão de se fazer presente na Festa de Aniversário do Tete foi o prefeito Orvino Coelho de Ávila e a primeira dama, Sandra Mikulski, além de outras autoridades como o vereador Alexandre Rosa, o Velha. Tete foi apoiador de primeira hora do projeto de reeleição do prefeito Orvino.

Prefeito e demais autoridades presentes

Secretaria

Em São José o União Brasil elegeu o vereador Constâncio Krummel Maciel Neto, que faz parte da Mesa Diretora da Câmara. Tete é o primeiro suplente pelo União Brasil. O partido é base de governo na Câmara e aguarda o cumprimento de acordo que estabelecia à sigla a ocupação de uma secretaria municipal.

Câmara Itinerante

A Câmara Municipal de Florianópolis realiza, nesta quarta-feira (20), a segunda edição das sessões itinerantes. O encontro será no Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares, às 19h, na Rodovia SC-406, nº 405 – Rio Tavares (próximo ao TIRIO). 

As sessões itinerantes têm como objetivo aproximar o Legislativo da população, promovendo o debate exclusivo sobre temas de interesse da região, em conformidade com a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara.

A dinâmica segue o modelo tradicional das sessões, com a diferença de que os primeiros 20 minutos são reservados à participação da comunidade e de representantes de entidades locais. Para isso, é necessário realizar inscrição no local antes do início dos trabalhos.


spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa