São José foi contemplado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – para prevenção de deslizamentos de encostas e inundações, do Governo Federal, e receberá R$ 18.394.680,95 para a execução de serviços de drenagem e obras de contenção de encostas em áreas de risco. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18).
Os recursos, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foram solicitados pela Prefeitura com base nos estudos técnicos realizados no Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Uma audiência pública será realizada para apresentar os resultados às comunidades contempladas.
O PMRR foi elaborado pela Defesa Civil de São José em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ao longo de 1,6 ano de estudos. O levantamento identificou 33 áreas em situação de risco, totalizando 164 setores com diferentes níveis de vulnerabilidade.
Destas, 13 foram selecionadas para serem contempladas nesta primeira fase, com destaque para os bairros Forquilhas, Forquilhinha, Serraria e Jardim Cidade de Florianópolis. O mapeamento contou com censos demográficos, oficinas comunitárias e uso de tecnologias como drones para coleta de dados topográficos.
Prevenção e segurança
Segundo o diretor da Defesa Civil de São José, Telson do Nascimento, o plano representa um divisor de águas na preparação da cidade para enfrentar eventos climáticos extremos. “Com o estudo temos um panorama das áreas de risco e um plano de ação. O PMRR indicou as intervenções necessárias para que São José esteja preparada para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como deslizamentos”.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila reforçou a importância do investimento. “Estamos investindo em prevenção, planejamento e participação social. Isso mostra o cuidado que temos com cada família josefense. Não vamos medir esforços para garantir mais segurança para quem vive em áreas vulneráveis”.
Participação comunitária
A Prefeitura destaca que, além da execução das obras, a participação da comunidade será essencial na definição de prioridades. O processo prevê a realização de audiência pública para apresentação oficial do mapeamento e das áreas que receberão as primeiras intervenções.
Mais informações sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) podem ser acessadas no site da Prefeitura: www.saojose.sc.gov.br/pmrr.