Era uma tarde em que a imaginação virou semáforo, a criatividade ganhou asas de zebra e a arte mostrou o poder de ensinar. Foi assim que o município de São José esteve representado no palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, durante a final do 1º Festival Estudantil Temático de Trânsito de Santa Catarina (Fetran-SC).
Oito alunos do 4º e 5º ano da Escola Altino Flores, em Barreiros, subiram ao palco nesta segunda-feira (22) para apresentar a peça “Pare, Deu Zebra!”. Com muito humor, emoção e reflexão, eles mostraram que trânsito e cidadania podem, sim, ser aprendidos de forma divertida e inesquecível.
A unidade josefense chegou à grande final e agora aguarda o resultado, que será anunciado nesta quarta-feira (24). “É motivo de muito orgulho ver nossos estudantes chegando tão longe, representando São José com talento e consciência. O Fetran une educação, cultura e cidadania em um só palco, e isso é transformador para a vida deles”, destacou a secretária de Educação, Cláudia Macário.
A diretora da escola, Silvia Regina Bastos Silva, também vibrou com a conquista. “Foi emocionante ver nossos alunos brilhando em um espaço tão importante. Eles se dedicaram muito e mostraram que o teatro pode ensinar valores essenciais para o dia a dia no trânsito e na vida.”
O Festival
O Fetran integra a programação da Semana Nacional do Trânsito e, pela primeira vez em Santa Catarina, reúne escolas para transformar o palco em sala de aula. A iniciativa da PRF em parceria com o Detran/SC traz a arte como ferramenta educativa e de conscientização.
Nos dias 22 e 23 de setembro, 12 peças finalistas de escolas da Grande Florianópolis se apresentam no TAC. Já no dia 24, a partir das 14h30, acontece a grande premiação, com apresentações culturais e recreação.
Criado pela PRF em 2004, no Mato Grosso, o Festival tem como missão sensibilizar crianças, adolescentes e jovens para a importância da segurança no trânsito, ajudando a formar futuros motoristas e pedestres mais conscientes e responsáveis.