spot_img
Hoje é quarta-feira, 8 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALMonólogo "Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo" pode ser assistido na Capital

Monólogo “Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo” pode ser assistido na Capital

Apresentação é a atração nesta sexta e sábado, dias 3 e 4 de outubro, às 20 horas, no Teatro Luiza Lorenz, no bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis

spot_img

Com um tema urgente, necessário e complexo, o monólogo “Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo”, teatro performativo da artista Monica Siedler que mistura dança, artes visuais e a psicanálise, é a atração nesta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de outubro, às 20 horas, no Teatro Luiza Lorenz, no bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. A envergadura temática envolve abordagens sobre a existência humana em momento disruptivo, questões sobre verdade e mentira, a estética e a ética, traumas sociais e coletivos, a violência contra as mulheres e outras projeções construídas de modo subjetivo ou não. A entrada é gratuita, pois a circulação está legitimada pelo edital de fomento à cultura Seu Lidinho/Lidio Augusto Costa.

O roteiro valoriza o circuito alternativo da cidade, depois de Santo Antônio de Lisboa, o trabalho ganha apresentação, nos dias 10 e 11 de outubro, na Escola Básica Municipal Profª. Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses e, para encerrar, em 17 e 18, na Casa Vermelha, no Saco dos Limões. No fim, há sempre um bate-papo. A descentralização dos lugares busca públicos e comunidades distintos.

Siedler é uma das representações da dança contemporânea da chamada Geração 2000, com um portfólio de trabalhos inseridos na história cultural do Estado. Atriz-dançarina, licenciada em artes cênicas (2004) e mestre em teatro (2007) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ela participa desde o fim dos anos 1990 de diferentes trabalhos em teatro, performance, dança, cinema e TV, com apresentações no Brasil, Uruguai, Argentina, México, Itália e Dinamarca. Integra atualmente o coletivo Ensaio para Algo que Não Sabemos.     

Escrita de si

A dramaturgia deSiedler em “Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo” estrutura-se nos livros “Verdade e Mentira no Sentido Extra-moral”, de Nietzsche, “A Paixão Segundo G.H.”, de Clarice Lispector, “Cantares do Sem Nome e de Partidas”, de Hilda Hilst, “Ricardo 3º”, de Shakespeare, o mito de Narciso, do livro “Metamorphoses de Ovídio”; “Eu Pecador”, de Nicanor Parra e “Mistério de Ariadne Segundo Nietzsche”, de Gilles Deleuze. A montagem incorpora fragmentos e colagens.

Autores tão díspares servem para arquitetar um pensamento também ancorado na escrita de si – autobiografia que evoca a realidade feminina diante de traumas causados por toxicidade patriarcal. Embora a mistura do pessoal com referências da filosofia e da literatura, a aproximação dos temas se dá com uma comunicação aberta para amplo público – jovens estudantes, mulheres, idosos, a comunidade. A equipe técnica tem Roberto Gorgati que assina o cenário, a trilha sonora de Yalis Drummond, a direção de cena de Mariana Corale que também cria os figurinos e bordados, além da produção de Sérgio Sartori.

Arte e educação

O interesse de aproximar a arte e a educação fundamenta a sessão especial voltada aos alunos e servidores do EJA Centro II – Morro do Horácio com a presença de Carolina Votto que concebe a mediação pedagógica do projeto Sintoma. A contrapartida cultural aposta na troca de ideias, no diálogo, no encontro com a comunidade. Professora e doutora em educação com ênfase em filosofia da educação e estética pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022), Votto atua no campo da educação e arte, formação de professores, gênero e sexualidade, estética e infâncias, história da arte. Com a artista, ela conversa com os interessados.

Serviços

O quê: Monólogo “Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo”, de Monica Siedler

Quando: 3 e 4.10.2025, 20h

Onde: Teatro Luiza Lorenz, rua Cônego Serpa, 30, bairro Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito. 35 lugares, Sympla + retirada no local 1h antes do espetáculo

Classificação etária: 16 anos

O quê: Monólogo “Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo”, de Monica Siedler

Quando: 10 e 11.10.2025, 19h

Onde: auditório da Escola Básica Municipal Profª Herondina Medeiros Zeferino, rua Maria Luiza da Silva, bairro Ingleses, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito. 100 lugares, Sympla + retirada no local 1h antes do espetáculo

Classificação etária: 16 anos

O quê: Monólogo “Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo”, de Monica Siedler

Quando: 17 e 18.10.2025, 20h

Onde: Centro Cultural Casa Vermelha, rua Custódio Fermino Vieira, 48, bairro Caeira do Saco dos Limões, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito. 50 lugares, Sympla + retirada no local 1h antes do espetáculo

Classificação etária: 16 anos

Contrapartida Sessão no EJA –

Mediação Pedagógica de Carolina Votto

O quê: Monólogo “Espalhar a Pólvora para Colher o Fogo”, de Monica Siedler

Quando: (em aberto)

Onde: EJA Centro II – Morro do Horácio, rua Estanislau Vieira Filho, 23

bairro Morro do Horácio, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito. 40 lugares, Sympla + retirada no local 1h antes do espetáculo

Classificação etária: 16 anos

Saiba mais

Instagram do projeto: @projeto_sintoma

site: www.projetosintoma.com.br

Realização

Projeto Sintoma

Patrocínio

Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Ministério da Cultura e Política Nacional Aldir Blanc por meio do edital público projeto de fomento à cultura Lidio Augusto Costa (seu Lidinho), edital nº 041.000/SMLCP/2024.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa