spot_img
Hoje é quarta-feira, 26 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFlorianópolis inicia capacitação inédita para cuidadores de idosos pelo SUS

Florianópolis inicia capacitação inédita para cuidadores de idosos pelo SUS

Formação é pioneira no país e combina teoria, prática e acolhimento psicológico para quem cuida de pessoas em situação de fragilidade

spot_img

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Integração Social, deu início ao primeiro curso de formação para cuidadores de idosos no município, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Intitulado ‘Cuidado Quirido’, a iniciativa pretende capacitar e acolher tanto cuidadores formais e informais quanto profissionais da rede municipal de saúde da capital, gratuitamente e com certificação.

Conduzido por uma equipe multiprofissional, o curso tem como foco a qualificação de pessoas que já cuidam de idosos em processo de fragilização ou com grau de dependência elevado. A primeira turma é formada por 150 pessoas, sendo familiares ou cuidadores indicados pelas equipes dos centros de saúde, agentes comunitários e técnicos de enfermagem que serão capacitadas até 27 de novembro. A prioridade na instrução é para os grupos mais vulnerabilizados, como mulheres, pessoas negras, com deficiências ou LGBTQIAPN+ e idosos que cuidem de outros idosos.

A formação tem três etapas complementares: no primeiro módulo teórico, os participantes aprendem sobre temas essenciais como direitos da pessoa idosa, cuidados paliativos, primeiros socorros, higiene e alimentação adequada, noções sobre o envelhecimento e o papel do cuidador, entre outros temas. Na etapa prática, os alunos têm aulas – treinamento no domicílio do idoso sob cuidados, aplicando o conhecimento adquirido sob a orientação dos profissionais de saúde.

A experiência é finalizada com uma etapa de acolhimento em saúde mental, num total de 1.500 horas com psicólogos que oferecerão atendimentos individuais a cuidadores em situação de sobrecarga emocional, promovendo o acolhimento e abordando temas como luto, estresse e cuidado com o cuidador.

“Cuidar de quem cuida é um ato essencial para garantir um envelhecimento mais digno e saudável. Esse curso é uma forma de reconhecer e apoiar o trabalho dos cuidadores, oferecendo conhecimento, escuta e acolhimento para que se sintam preparados e valorizados”, destaca a coordenadora e idealizadora do projeto, dra Alice Pinto Pacheco.

Nova turma inicia em janeiro

A segunda turma do projeto está prevista para a primeira quinzena de janeiro, no formato online, permitindo a participação de cuidadores de todo o país. As aulas em vídeo serão disponibilizadas pela plataforma Saúde Digital da UFSC, parceira do projeto. Os interessados devem enviar um e-mail para cuidadoquirido@gmail.com ou entrar em contato pelo (48) 92001-7279 para mais informações.

O curso Cuidado Quirido tem parceria da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) de Santa Catarina e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) através de recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI), contemplados pelo edital FEI 002/2023. Todo o conteúdo oferecido está baseado na Política Nacional de Cuidados aos Idosos, sancionada em dezembro de 2024.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa