A Fundação Somar, vinculada à Prefeitura de Florianópolis, vai promover a primeira edição da Feira de Brechó Social no sábado, 06 de dezembro, a partir das 9h. O evento será no Centro Multiuso da Pessoa Idosa (CEMUPI), no prédio do antigo Clube 12 de Agosto, e vai reunir 25 organizações sociais cadastradas na Fundação Somar. Toda a renda será revertida para manutenção das atividades das instituições expositoras.
Além de arrecadar fundos para os participantes, a feira busca trazer maior visibilidade para as entidades parceiras da Somar que realizam trabalhos sociais em toda a cidade. Entre os participantes, estão projetos sociais que atendem crianças no contraturno escolar, pessoas com deficiência, pessoas idosas e outros grupos em vulnerabilidade social.
Após o período de inscrições, a Fundação Somar promoveu uma capacitação das organizações expositoras, com orientações sobre precificação, tendências de moda e outras informações importantes para administração de bazares e brechós.
A entrada no local será mediante a doação de itens de higiene feminina (absorvente, shampoo, sabonete, escova de dente, etc). A Fundação Somar orienta ao público que leve sacolas para seleção e transporte das roupas dos brechós. Não haverá comercialização de alimentos ou bebidas no espaço do CEMUPI.
“Os brechós representam praticamente 100% da renda dessas organizações e é o que garante que elas possam atender muita gente que precisa de suporte aqui em Floripa. Nosso intuito com a feira, que é uma proposta inovadora, é ampliar o alcance delas e garantir recursos para a continuidade desses trabalhos sociais em toda a cidade”, salienta a presidente-voluntária da Fundação Somar, Beatriz Harger Silveira.
“Mais do que um dia de vendas, a Feira é uma porta de entrada para que essas organizações fortaleçam a sua autonomia financeira, ampliem suas redes de apoio e se conectem com pessoas que podem se tornar parceiras das suas causas, seja por meio da doação ou pelo voluntariado”, destaca a diretora do Centro de Inovação Social da Fundação Somar, Caroline Pereira Nunes.









