spot_img
Hoje é quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALServiço de Convivência promove colônia de férias para crianças e adolescentes em...

Serviço de Convivência promove colônia de férias para crianças e adolescentes em São José

Atividades seguem até 6 de fevereiro e oferecem lazer, alimentação e experiências educativas durante o recesso escolar

spot_img

Desde o início de janeiro, crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de São José vivem dias de diversão, aprendizado e novas experiências com a colônia de férias promovida pela Secretaria de Assistência Social. A programação especial segue até o dia 6 de fevereiro e atende mais de 120 crianças, organizadas por grupos de idade e localidade.

As atividades acontecem em período integral, das 9h às 15h, duas vezes por semana para cada grupo. A proposta é garantir um espaço seguro, acolhedor e estimulante durante o recesso escolar, com uma rotina que une lazer, socialização e desenvolvimento físico e emocional.

Entre as ações estão campeonatos, gincanas, jogos lúdicos e atividades esportivas, com destaque para as aulas de natação, realizadas na piscina do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). Além disso, as crianças participam de brincadeiras como torta na cara, jogo da farinha, karaokê, “qual é a música”, cinema com pipoca, videogame, jogos de tabuleiro, oficinas de cerâmica e culinária, futebol, escorrega na lona, gincanas, dia da beleza, entre outras atividades. Durante todo o período, os participantes também recebem alimentação.

Para a secretária de Assistência Social, Rita Faversani, a colônia de férias é uma forma de ampliar o cuidado com as crianças e adolescentes atendidos pela rede socioassistencial.“Pensamos essa colônia de férias para garantir que as crianças e adolescentes tenham acesso ao lazer de forma saudável e inclusiva. São momentos que fortalecem vínculos, promovem a convivência e contribuem para o desenvolvimento social e emocional de cada participante”, destacou a secretária.

A diretora de Proteção Social Básica, Fernanda Tesser, reforça que a programação foi organizada de maneira planejada, respeitando as faixas etárias e necessidades de cada grupo.“As crianças são divididas por idade e por localidade, o que permite atividades mais direcionadas e seguras. A piscina, por exemplo, acontece uma vez por semana para cada grupo, sempre acompanhada por profissionais, garantindo uma experiência positiva e educativa”, explicou.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila também destacou o aproveitamento responsável dos espaços públicos do município.“A piscina do Cati é utilizada pelos idosos durante todo o ano, e agora, durante as férias, conseguimos otimizar esse espaço público, que não pode ficar parado. Aproveitamos essa estrutura para oferecer às crianças a experiência das aulas dentro da piscina, ampliando o acesso e o uso consciente dos equipamentos do município”

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa