A Rua Henrique Manoel do Nascimento, no Bairro Serraria, é mais uma via contemplada com pavimentação em paver pela Prefeitura de São José. A via recebeu paver e boca de lobo, em um trecho de 81 metros de cumprimentos, num total de 405 metros quadrados de área. No total, desde 2022, foram pavimentados mais de seis quilômetros, em 28 ruas com paver intertravado em todas as regiões do Município.
Com a obra, a poeira e a lama deixaram de fazer parte do cotidiano dos moradores. O morador Lucas Henrique Corrêa, de 30 anos, destaca a transformação da via. “A estrada aqui era bem ruim. Tinha muito pó e lama. Agora não existe mais, ficou melhor e a chuva vem e não fica aquele barro”, relata. Ele lembra que a pavimentação era uma reivindicação antiga da comunidade e ressalta que a melhoria também beneficiará futuros moradores de dois prédios em construção no final da rua.
O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, enfatiza que as obras atendem a uma demanda histórica da população. “As obras atendem a uma demanda antiga da população, que agora ganhou mais qualidade e melhorias para seu cotidiano”, afirma.
O pavimento em paver não necessita de cimento no assentamento, já que as peças são fixadas pelo sistema de intertravamento, o que garante melhor custo-benefício. Entre as vantagens estão a permeabilidade e o conforto térmico, a liberação imediata para o tráfego após a aplicação, a possibilidade de remoção e reutilização das peças, superfície antiderrapante, fácil assentamento e alta resistência às variações climáticas.
Além de melhorar as condições de tráfego para motoristas e pedestres, a aplicação dos blocos de concreto intertravados contribui para o paisagismo urbano e para a drenagem da água da chuva, prevenindo rachaduras e deformações no piso.







