InícioGERALÚltima apresentação da performance Orquídea será nesta sexta-feira em Florianópolis

Última apresentação da performance Orquídea será nesta sexta-feira em Florianópolis

Dança flamenca, canto, efeitos sonoros e projeções de imagens reúnem o repertório de três artistas em uma leitura contemporânea do legado da multiartista Loïe Fuller. Florianópolis encerra o calendário de apresentações no dia 11 de setembro, no Teatro Carmen Fossari (UFSC)

spot_img
spot_img

O desejo de criar a partir da trajetória da artista norte-americana Loïe Fuller aproximou os trabalhos de Barbara Biscaro, Lela Martorano e Lucila Vilela na performance Orquídea. Objeto de estudo de Lucila durante o mestrado, Fuller revolucionou o campo das artes no início do século XX ao combinar, de maneira inovadora, dança, luz, projeções e efeitos sonoros.

Da pesquisa nasceu o livro A Orquídea, a Nuvem, a Borboleta, título que faz referência às formas desenhadas pela bailarina durante seus espetáculos nos palcos parisienses. No dia 11 de setembro, às 20h, no Teatro Carmen Fossari (UFSC), Florianópolis encerra a circulação do projeto, após passar por São Joaquim, Canelinha e Balneário Camboriú.

“Loïe Fuller foi uma multiartista, símbolo da Art Nouveau e pioneira da dança moderna. Ela utilizou projeções de lanterna mágica e experimentou diferentes recursos de figurino, iluminação e cenário. Com seu traje e sua dança inovadora, criava imagens que lembravam uma orquídea, uma nuvem ou uma borboleta — figuras que inspiram o nome do nosso projeto”, explica a artista e pesquisadora Lucila Vilela.

Em 2023, o trio apresentou pela primeira vez um desdobramento desse processo na terceira edição do Festival Loïe, em Florianópolis. Logo depois, o projeto recebeu o Prêmio FIK UDESC 2025, que possibilitou o aprofundamento da pesquisa. No mesmo período, foi viabilizado pela Lei nº 15.503, de 29 de junho de 2011, com a circulação da performance Orquídea por quatro cidades catarinenses.

“O fato de sermos três artistas experientes, cada uma com uma trajetória sólida em sua área, faz com que o resultado seja uma espécie de bricolagem. O flamenco, a voz e o universo de Loïe se encontram porque nós três também nos encontramos. Sobrepomos esses materiais até que eles se transformem em algo novo, híbrido. Essa mistura tornou o processo extremamente divertido para nós e acredito que seja justamente isso que também desperte o interesse do público”, afirma a atriz e cantora Barbara Biscaro.

A performance conta ainda com figurino do estilista Giba Duarte e cenografia de Elaine Nascimento. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes da apresentação.

SERVIÇO
Florianópolis
Data: 11 de setembro, às 20h
Local: Teatro Carmen Fossari (UFSC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade)
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa