InícioGERALAv. da Saudade terá duas faixas com alteamento concluído e liberadas ao...

Av. da Saudade terá duas faixas com alteamento concluído e liberadas ao trânsito já neste final de semana

Com isso, novas alterações de trânsito serão necessárias a partir das 6h deste domingo; as duas pistas à direita serão parcialmente interditadas temporariamente para receber o mesmo tratamento das pistas da esquerda

spot_img
spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, informa que a Avenida da Saudade, no Itacorubi, passará por nova alteração de trânsito a partir das 6h deste domingo, 27 de setembro. Desta vez, as duas pistas de rolamento à direita da via, sentido Centro-bairro, terão trecho interditado temporariamente. Parte da ciclovia deste lado vai continuar funcionando provisoriamente como pista, e as duas pistas à esquerda da avenida, que estavam parcialmente fechadas desde o dia 14 de setembro, voltarão a ser usadas normalmente e liberadas ao tráfego. A Guarda Municipal de Florianópolis estará no local acompanhando a mudança. Solicita-se aos motoristas atenção à sinalização e às orientações nos aplicativos de navegação.

As duas pistas à esquerda da Avenida da Saudade já tiveram o trecho entre as duas pontes sobre o manguezal alteados (ou elevados). A partir das 8h deste sábado, 26 de setembro, vão passar por pavimentação asfáltica e, a partir das 21h, pela devida pintura de sinalização viária. E, com a nova alteração de trânsito, será a vez das pistas da direita receberem o mesmo tratamento, porém, permanecendo livre sempre três pistas. Afinal, na ciclovia, no trecho das obras de alteamento, os ciclistas vão precisar continuar compartilhando o passeio com os pedestres enquanto durarem os serviços.

A conclusão de todo o trabalho de alteamento deve acontecer dentro de cerca de um mês. Assim, o trânsito nessa importante região central da cidade já estará fluindo normalmente para a temporada de verão.

Alteamento

O alteamento integra projeto que vai culminar com o alargamento da Avenida da Saudade em mais uma pista e a construção de novo elevado próximo ao CIC. A área que passa por esse processo de elevação tem 300 metros de extensão. Antes das obras em execução, ela alagava em dias de maré alta, ocasionando interrupções do trânsito e gerando filas de veículos. Então, o local está recebendo um aterro a ser composto de cerca de 10 mil toneladas de rochas, sendo que essa “elevação de greide” (como é tecnicamente chamado o serviço) poderá chegar até um metro, a fim de que a área seja nivelada à altura das pontes.

Desde o dia 24 de agosto está em andamento a terraplanagem à esquerda da Avenida da Saudade, após a saída do viaduto atual, voltada à implantação da nova faixa de rolamento na via para deslocamentos ao Norte da Ilha – ou seja, a avenida será ampliada de quatro faixas de rolamento (hoje são duas para o Norte e duas para o Leste da Ilha) para cinco faixas. Consequentemente, em determinado momento das obras, as pontes deste lado da Avenida da Saudade também serão alargadas para a correspondente atualização do número de faixas, ou seja, uniformização dessas estruturas viárias.

Bem como, continua em andamento a terraplanagem correspondente ao primeiro serviço das obras em geral para reformulação das “alças” ou pistas de acesso tanto ao elevado existente quanto ao que será construído em seu lado direito, sentido cemitério do Itacorubi. Cabe lembrar que, assim como o viaduto atual, o novo terá duas faixas de rolamento, de forma que a capacidade de trânsito ali será dobrada. Além do que, com isso, o fluxo será separado, de modo que o elevado atual será usado exclusivamente pelos condutores com destino ao Norte da Ilha, e o novo elevado, pelos que desejam chegar ao Itacorubi ou ao Leste da Ilha. Entende-se que esta é uma solução para extinguir os pontos de retenção e reduzir acidentes, já que, atualmente, é frequente o entrelaçamento de veículos ao cruzarem em “x” sobre a Avenida da Saudade após a saída do único elevado existente.

No mais, iniciou-se o funcionamento do pátio para a fabricação das vigas pré-moldadas.

O projeto em execução ainda contempla uma série de outras intervenções viárias. São elas, o acréscimo de uma faixa de rolamento na via marginal da Avenida Beira Mar Norte, a partir da Rua Carlos Corrêa, onde existem três faixas; a implantação de uma quinta faixa de rolamento logo em frente ao CIC; a adequação da faixa da direita da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes para quem vem da Trindade e precisa acessar as faixas de rolamento para o Itacorubi, e a adição de uma nova faixa a partir dessa mesma avenida, saindo no vão entre o elevado existente e o que será implantado, para permitir o acesso dos condutores da Trindade às faixas que seguem em direção ao Norte da Ilha.

Interdição da marginal em direção ao Titri

Vale lembrar que desde o dia 17 de agosto a Rua Professor Lauro Caldeira de Andrada, marginal da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes (o trecho da Avenida Beira-Mar Norte que fica na Trindade), está bloqueada nos 200 metros que vão da altura da Rua Trajano Margarida em direção à UFSC. Por conta disso, também não está sendo possível sair da Margarida para a Lauro Caldeira, já que esse acesso foi igualmente interditado. Ou seja, é permitido entrar na Rua Trajano Margarida, de mão dupla, tanto pela Rua Professor Lauro Caldeira quanto pela Rua Lauro Linhares, mas a saída dela deve ser feita, obrigatoriamente, pela Lauro Linhares.

A medida foi tomada para que o trecho da Rua Professor Lauro Caldeira de Andrada seja usado para depósito de peças pré-moldadas e outros materiais – como canteiro de obras – do novo elevado do CIC a ser construído, e valerá enquanto durarem os serviços.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa