O rompimento de uma adutora de abastecimento de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), por volta das 3 horas da madrugada desta quarta-feira (30), causou estragos a várias residências localizadas na Rua Elesbão Pinto da Luz, no Monte Cristo, Região Continental de Florianópolis.
Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que constatou os danos materiais em pelo menos seis residências da região.
A guarnição do 1º Batalhão Bombeiro Militar, ao chegar ao local, constatou que um grande volume de água havia extravasado pela tubulação provocando o rompimento do asfalto e invadindo casas localizadas em área de desnível.
Apesar do susto e dos prejuízos, não houve registro de vítimas feridas ou mortes. As residências atingidas não apresentaram danos estruturais graves, mas sofreram avarias em paredes e perda de móveis, eletrodomésticos e outros bens.
Os bombeiros realizaram o primeiro atendimento no local, com a evacuação das residências afetadas com retirada dos moradores, busca por possíveis vítimas e isolamento da área. A cena foi mantida sob controle até a chegada da Defesa Civil Municipal, que realizou a avaliação técnica com o apoio de um engenheiro.
Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Santa Catarina atuaram em conjunto no isolamento das vias. Técnicos da CASAN também estiveram presentes, avaliando os danos à rede e prestando apoio às equipes de emergência.
Após as ações iniciais, a ocorrência foi assumida pela Defesa Civil, que seguirá com o atendimento às famílias atingidas e a avaliação da segurança das edificações.
NOTA OFICIAL DA CASAN
A CASAN informa que atende desde a madrugada desta quarta-feira (30) a ocorrência de rompimento de uma rede de distribuição de água no Monte Cristo. As primeiras ações da Companhia são de atenção aos moradores pois, a princípio, seis casas apresentam danos materiais.Não há feridos.
Equipe de técnicos e engenheiros está mobilizada para avaliações sobre as moradias atingidas. O conserto da rede está sendo providenciado.
VEJA IMAGENS:







LEIA SOBRE OUTRO ROMPIMENTO DE ESTRUTURA DE ÁGUA NA REGIÃO
Desastre do rompimento de reservatório da Casan teve vazamento de 2 mil metros cúbicos de água
Ministério Público apura rompimento de reservatório da CASAN em Florianópolis
Primeiras parcelas de indenizações pelo rompimento no Monte Cristo já são superiores a R$ 600 mil
Polícia Civil conclui inquérito sobre rompimento de reservatório da Casan na Capital