Aproximadamente 2 mil metros cúbicos. Esse foi o volume de água que a vazou de um reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que se rompeu na madrugada desta quarta-feira (6), na rua Luís Carlos Prestes, bairro Monte Cristo, em Florianópolis. A enxurrada varreu as ruas do bairro destruindo lojas comerciais, casas e carros. Não foram registradas vítimas.
O rompimento a estrutura ocorreu por volta das 2 horas da madrugada. Os moradores, famílias inteiras, foram acordadas com o forte estrondo e com suas residências sendo invadidas por água ou tendo suas paredes derrubadas. Os bombeiros atenderam duas pessoas que apresentaram ferimentos sem gravidade. As vítimas foram encaminhadas para unidades de saúde.
Logo após o incidente, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se deslocaram imediatamente até o local e isolaram a área. A Polícia Civil foi acionada e está fazendo uma perícia no local do rompimento para verificar o que motivou o incidente. Por conta do entulho e lama formado pelo incidente, algumas ruas da comunidade estão interditadas.
A Prefeitura de Florianópolis se manifestou informando que um inquérito será aberto para apurar as causas do rompimento. Além disso, uma perícia será realizada no local ainda na manhã desta quarta-feira. Toda a estrutura da prefeitura está deslocada para atendimento das pessoas atingidas.
Socorro aos atingidos
Os órgãos de defesa civil e lideranças da própria comunidade estão trabalhando para o atendimento das vítimas desabrigadas. Em uma Igreja Católica do bairro foi organizada uma estrutura de abrigo e às 7h30min já contava com 100 pessoas cadastradas para atendimento.
Um café da manhã está sendo servido pelos voluntários. A comunidade se organiza para atender famílias inteiras que foram retiradas de suas camas com a água, em uma madrugada fria. Cobertores foram providenciados para atender ao menos as crianças.
Reservatório com 2 anos de uso
De acordo com a Casan, o reservatório funciona há dois anos e atende 80 mil pessoas. Mesmo com o rompimento, a Casan informou que não há falta de abastecimento de água na região. Na cidade, há outros 20 reservatórios. Ainda não há a contagem do número de imóveis atingidos.
Desastres da Casan
Este é o segundo grande desastre envolvendo a Casan em poucos anos em Florianópolis. Em 25 de janeiro de 2021 aconteceu o rompimento da estação de tratamento da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O desastre destruiu carros e imóveis de dezenas de moradores e provocou o maior desastre ambiental da história da Lagoa.