Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALAluna do Colégio Melão lança livro neste domingo (10), na Feira da...

Aluna do Colégio Melão lança livro neste domingo (10), na Feira da Freguesia

Publicação, contemplada pelo Edital Paulo Gustavo, será distribuída para comunidade e posteriormente nas escolas municipais

A 1º edição da Feira da Freguesia do ano contará com o lançamento do livro “A História dos Niguetis – Volume 1”, neste domingo (10), às 15h, no Centro Histórico de São José. A autora é Tarsila Franco, de 10 anos, estudante do 5º ano do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão).

A produção do livro é um tanto curiosa. Em 2022, Tarsila, que é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), observou o pai trabalhando na produção de um livro de poesias. Ela, que sempre o acompanhou em diversas atividades, perguntou quantas páginas teria o livro. Ao saber que seriam 52 páginas, pegou folhas de papel, dobrou, grampeou, escreveu e ilustrou o próprio livro.

O pai percebeu que o livro estava bem estruturado com início, meio e fim, mas que ainda precisava de algum tratamento. Após diversas conversas entre pai e filha, o livro recebeu pequenos ajustes e também novas ilustrações feitas em aquarela pela irmã, Betina Franco, a partir das releituras dos desenhos originais.

Com o material finalizado, em setembro de 2023, o livro foi premiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José. A premiação permitiu a doação de 1.500 exemplares para os moradores de São José, sendo 1 mil para a rede municipal de ensino. A partir do lançamento, o livro também será comercializado pelo site da editora Firma Q Rima.

Sobre Tarsila Franco

Natural de São Paulo, Tarsila mudou-se com a família para São José um pouco antes da pandemia, em 2020. Em São José, ela frequentou oficinas do Theatro Adoplho Mello; o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial; e desde março de 2023 é aluna da Escola de Oleiros de São José.

É filha do escritor Luiz Franco e da podóloga Amina Franco; irmã do Gustano, de 28 anos, e da Betina, de 15 anos, que também foi aluna do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo e agora cursa o Ensino Médio na Escola Jovem de São José (Cemajoba).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa