Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAplicativo permite experiência mais completa para passageiros do transporte coletivo 

Aplicativo permite experiência mais completa para passageiros do transporte coletivo 

Empresa 1, pioneira do sistema de bilhetagem digital no Brasil, lança nova versão da sua plataforma SI.GO de experiência do passageiro que informa localização dos veículos em tempo real e muito mais

De acordo com dados do anuário publicado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, o transporte urbano registrou queda de quase 25% na demanda de passageiros nos últimos 4 anos no Brasil. Os motivos variam, mas entre eles estão a falta de previsão sobre tempo de espera e as dificuldades para recarregar o bilhete de transporte. Visando melhorar a qualidade do sistema de transporte e atrair a população de volta ao transporte coletivo, a Empresa 1 lança a nova versão do SI.GO, sua plataforma digital de experiência do passageiro, que passa a contar com a funcionalidade Sistema de Informação ao Usuário – feito em parceria com a plataforma de integração Bus2.

A nova funcionalidade proporciona aos passageiros uma visão integral do transporte público. Agora, os usuários têm acesso a informações em tempo real sobre a lotação dos veículosprevisão de chegada no ponto e no destino, rotas alternativas e muito mais. Qualquer pessoa com um smartphone pode utilizá-lo: o aplicativo foi desenvolvido pensando na acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs) e está disponível para Android e iOS. 

Marcionilio Sobrinho, CGO da Empresa 1, enfatiza que “o Sistema de Informação ao Usuário do SI.GO é uma forma de estabelecer um sistema de transporte coletivo mais atrativo e sustentável”. A diminuição do uso do transporte coletivo no Brasil é preocupante. Apenas na capital paulista houve uma queda de pelo menos 30% na última década, enquanto a população cresceu pelo menos 3,2% no mesmo período, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo. “Essa redução de passageiros no transporte coletivo tem impactos negativos no ecossistema urbano, aumentando o fluxo de veículos e afetando a saúde e o bem-estar da população”, alerta.

A Empresa 1, pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, afirma que o SI.GO mantém sua essência, mas agora apresenta uma interface muito mais amigável e funcionalidades inovadoras que proporcionam aos usuários uma experiência completa e satisfatória no transporte público. “Esta versão do aplicativo representa uma evolução cuidadosamente planejada, fruto do diálogo contínuo com operadores e usuários do transporte coletivo”, destaca Sobrinho.

O novo SI.GO também oferece uma interface customizável (white label), permitindo aos operadores de transporte o uso do da identidade do sistema de transporte da operação e aumentar a conexão do transporte com os passageiros. A primeira cidade a receber a atualização do SI.GO é Florianópolis (SC), onde a integração com o app Floripa no Ponto, da operadora da cidade, Consórcio Fênix, foi realizada de forma fluida e eficiente, resultando em uma plataforma ainda mais útil para os cidadãos.

“O acesso às informações do sistema e a praticidade na compra de passagens são pontos importantes para uma boa experiência de uso do transporte coletivo. Ao fornecer informações precisas em tempo real e a facilidade de compra de recarga e ticket unitário no mesmo aplicativo, o Floripa no Ponto se tornou uma ferramenta essencial para facilitar o uso do transporte coletivo em Florianópolis e contribuir para ser uma escolha mais atrativa para moradores e turistas”, comenta Juliana Arantes, do Grupo Gestor do Consórcio Fênix. A integração entre o aplicativo Floripa no Ponto e o SI.GO veio para trazer ao passageiro do transporte coletivo mais comodidade, disponibilizando horário, rota do ônibus e suas alternativas, acompanhamento do veículo em tempo real, avisos online de alterações e desvios de rota, entre outros benefícios.

O SI.GO continua oferecendo todos os serviços anteriores: cadastro e recadastro de usuários com benefício, pagamento da tarifa diretamente pelo celular (ticket eletrônico) e recarga de crédito online, com pagamento via PIX e cartão de crédito, tudo com o robusto sistema de segurança SAM. Para o órgão gestor do transporte público coletivo e o operador de bilhetagem, isso significa redução de custos com infraestrutura para venda de crédito e atendimento ao cliente. Para o passageiro, significa mais conforto e facilidade de pagamento da tarifa.

“Essa atualização foi pensada e discutida com o apoio dos clientes da Empresa 1, construída coletivamente para levar aos usuários do transporte público tecnologias integradas que contribuam com o avanço da mobilidade urbana e permitam a melhoria da experiência do passageiro, atraindo de volta ao transporte quem não o utilizava mais, fidelizando usuários frequentes e facilitando o uso por passageiros eventuais, fornecendo ao usuário a experiência completa para utilizar o sistema de transporte público com uma interface amigável e mais praticidade. Com esse lançamento, estamos mais próximos de alcançar nossa visão de um sistema de transporte coletivo mais eficiente, acessível e sustentável para todos”, celebra o CGO.

Sobre a Empresa 1 – Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo pela inovação no transporte de pessoas, atende mais de 150 cidades no Brasil, no México e na Guatemala, supervisiona 76 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa 1 também é vencedora de dois prêmios da Associação Internacional do Transporte Público (UITP), nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013), (UITP), também está entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade do ranking do Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities. A empresa integra o Grupo Volaris e o coletivo Modaxo pela inovação no transporte de pessoas. Saiba mais no site da Empresa1.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa