spot_img
Hoje é segunda-feira, 23 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALBaixa temperatura reduz os casos de dengue em São José

Baixa temperatura reduz os casos de dengue em São José

A Vigilância Epidemiológica pede que a população continue com os cuidados de prevenção

spot_img

São José tem registrado redução significativa nos casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica do Município observou que de janeiro a maio deste ano o número de infectados diminuiu e um dos motivos apontados é a chegada das baixas temperaturas.

Até quarta-feira (28) foram identificados 6.867 casos, de acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, o número ainda pede cautela. “Comparando aos meses de junho de anos anteriores, esse valor segue elevado, uma vez que nos últimos 4 anos não tinham sido registrados casos de dengue nesse período. O que demonstra que a doença segue ocorrendo e que é necessário manter as ações de prevenção”.

Os agentes de endemias de São José seguem fazendo o trabalho diário, checam as residências, aplicam inseticidas onde tem mais oferta de depósitos. Além disso, a equipe verifica periodicamente as 236 armadilhas para o mosquito da dengue, instaladas no Município.

Suspeita de dengue

Em caso de suspeita de dengue, a Secretaria de Saúde orienta o cidadão a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do domicílio. Lá, os profissionais farão os encaminhamentos necessários e também vão acionar a Vigilância Epidemiológica, que costuma investigar as redondezas de onde reside o infectado, identificando assim possíveis focos.

Denúncia

As denúncias de terrenos malcuidados devem ser feitas para a Ouvidoria da Saúde pelo 0800 645 9889. O denunciante deve anotar o número do protocolo para acompanhar no sistema o que ocorreu durante a vistoria. É importante lembrar também que, caso os agentes não encontrarem larvas no local denunciado, o denunciante pode direcionar a reclamação para a Ouvidoria Geral pelo 0800 644 9040, para que o morador seja orientado a organizar o espaço, evitando focos futuros.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa