A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, autuou mais dois moradores e lacrou quatro tubulações clandestinas durante uma ação na Servidão dos Vieiras, no bairro São João do Rio Vermelho, no Norte da Ilha. Na ação, também foram usados uma retroescavadeira e um caminhão hidrojato para vistoriar o local.
No endereço, a Intendência foi responsável por, com auxílio de retroescavadeira, retirar o pavimento para expôr as canalizações irregulares, habilitando a identificação das contribuições na rede pluvial. Na sequência, realizou-se teste de corante em um dos imóveis, o que comprovou que o extravasor da fossa da residência testada estava ligado diretamente à via pública.
Durante os trabalhos, que também envolveu serviços de limpeza da via que abrigava acúmulo de entulhos, o esgoto submerso aos restos de material extravasou para o passeio público. O caminhão hidrojato foi utilizado para sanar as vazões, facilitando o acesso aos canos irregulares.
A ação foi planejada após um encaminhamento feito em conjunto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Intendência do Rio Vermelho, Guarda Municipal de Florianópolis e Guarda Municipal Florestal que, em função de uma operação realizada pelas partes em 1° de agosto, identificaram construções irregulares em logradouros não registrados.
Canais de denúncia e atendimento
A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções ou denúncias contra crimes ambientais relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à Ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
As ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.