Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCEPON ganha novo espaço para acolhimento infantil na radioterapia

CEPON ganha novo espaço para acolhimento infantil na radioterapia

Sala de repouso tem brinquedos, móveis e pintura artística voltada para as crianças

Com o intuito de garantir um atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade à população catarinense, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), sob gestão da FAHECE, investiu na criação de uma sala de repouso infantil localizada no setor da radioterapia. O projeto executado com apoio da Associação Amigos Cleia Beduschi, ganhou pintura temática de animais, móvel planejado e novos brinquedos.  

O CEPON recebe crianças de zero a cinco anos que precisam de sedação para realizar o tratamento de radioterapia. De janeiro a junho de 2024, cerca de oito crianças passaram pelo hospital. “Apesar de sermos um hospital que atende majoritariamente adultos, também temos um olhar para as crianças. Somos referência para os pequenos pacientes que precisam de sedação para fazer o tratamento. A equipe sempre recebe a eles e às famílias com muito acolhimento”, afirma a Diretora Geral do CEPON, Dra. Mary Anne Taves.

A revitalização do espaço foi possível com a contribuição da Associação Amigos Cleia Beduschi. “Desde que nossa irmã enfrentou o câncer de mama, conhecemos de perto essa doença, sabendo exatamente o que um paciente sente nesse momento tão difícil. Assim, trocamos a dor pelo amor, ajudando os pacientes oncológicos”, afirma Mara Beduschi, presidente da Associação Amigos Cleia Beduschi.

A iniciativa da revitalização segue as premissas da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde (MS), que tem como uma das diretrizes a ambiência com a proposta de “criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas”. Nesse contexto, o projeto, idealizado pela coordenadora do atendimento da radioterapia do CEPON,  Elizandra Genniffer A. Feijó Milk, buscou o bem-estar físico e psicológico do paciente.

“O objetivo da proposta é oferecer um ambiente acolhedor e seguro para os pequenos pacientes que fazem radioterapia no Cepon, visando proporcionar conforto, distração e um espaço adaptado às necessidades específicas das crianças durante o tratamento”, afirma Gennifer.

As artistas Angelita Barcelos e Carolina Chagas Joaquim criaram a pintura dedicada ao espaço infantil. “Poder transformar ambientes nos emociona e nos traz muita alegria em saber que de alguma forma participamos de momentos tão especiais na vida das pessoas”, relatam as artistas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa