Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEstudantes da Udesc Esag apresentam projetos para demandas de bairros da Capital

Estudantes da Udesc Esag apresentam projetos para demandas de bairros da Capital

Os projetos atendem demandas das comunidades da Bacia do Itacorubi e do Distrito de Ratones, em Florianópolis

Estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) apresentam nesta segunda-feira, 24, às 19h, no Plenarinho da Udesc, o resultado de trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre. Os projetos atendem demandas das comunidades da Bacia do Itacorubi e do Distrito de Ratones, em Florianópolis.


A demandas atendidas pelos estudantes foram apresentadas pelas próprias comunidades e mapeadas pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag, coordenado pela professora Carolina Andion, em parceria com o Fórum de Governança Ecossocial de Bens Comuns de Florianópolis (Ecoar), formado por 40 organizações e coletivos comunitários da cidade. O mapeamento resultou em um relatório técnico apresentado no dia 13 na Udesc.

Além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de Administração Pública, o evento desta segunda-feira também será uma oportunidade para debater temas relevantes para a cidade, a partir do olhar das comunidades, universidades e das redes de pessoas, organizações e coletivos de cada região. 

Projetos

Entre os trabalhos desenvolvidos estão projetos para criação de associação de apoio a um parque ambiental, implementação de trilhas urbanas, IPTU verde, oficinas de compostagem e agricultura urbana, manual de comunicação para associação de moradores, rota de turismo comunitário, plano de ação para cobrar melhorias urbanas, evento com oferta de serviços à população e catalogação de acervo de biblioteca comunitária.

O trabalho integrou pesquisa científica, extensão (ao levar o conhecimento produzido na universidade para a comunidade) e ensino, envolvendo cinco disciplinas da 6ª fase dos cursos matutino e noturno de Administração Pública da Udesc Esag (Sociedade Civil e Políticas Públicas, Sistemas de Accountability, Gestão de Projetos Públicos, Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Custos Públicos).

Os projetos foram orientados pelos professores responsáveis pelas disciplinas: Carolina Andion, Maria Letícia Xavier, Paula Schommer, Júlia Viezzer Baretta, Janice Mileni Bogo, Lucas Carregari Carneiro e Igor Pereira da Luz. Os estudantes também trabalharam em conjunto com duas organizações comunitárias da cidade: o Fórum da Bacia do Itacorubi e a Associação de Moradores de Ratones (Amora). Nove equipes de alunos se dedicaram aos projetos.

Evento

O evento desta segunda-feira é aberto a pessoas das comunidades beneficiadas e demais interessados nos temas. Durante o evento, será exibido um vídeo produzido pelos estudantes, resumindo os trabalhos realizados ao longo do semestre letivo.

Saiba mais aqui sobre o mapeamento de demandas da comunidade feito pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag.

Serviço:

O QUÊ: evento público “Comunidades e Universidades”.
QUANDO: segunda-feira, 24 de junho, às 19h.
ONDE: Plenarinho da Udesc (campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, 2007, em Florianópolis).
ENTRADA: gratuita, sem necessidade de inscrição.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa