Hoje é quarta-feira, 24 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioNOTÍCIAComissão Mista da Alesc apresenta relatório final sobre rompimento do reservatório da...

Comissão Mista da Alesc apresenta relatório final sobre rompimento do reservatório da Casan nesta terça (19)

Nesta terça-feira, 19 de março, os membros da Comissão se reúnem a partir das 9h para aprovação do Relatório Final

Nesta terça-feira, 19 de março, a Comissão Mista da Alesc criada para apurar as causas do rompimento do reservatório de água da Casan, no Monte Cristo, em Florianópolis, apresenta o Relatório Final, apontando as conclusões sobre o que levou ao acidente e os encaminhamentos para evitar que novos desastres voltem a acontecer, atingindo os catarinenses.

Composta pelos deputados Ivan Naatz (presidente), Marquito (vice-presidente), Mário Motta (relator), Maurício Peixer e Antídio Aleixo Lunelli (membros), a Comissão atuou de 11 de outubro de 2023 a 19 de março de 2024, totalizando 119 dos 120 dias permitidos regimentalmente, seguindo o calendário legislativo.

Com a média de uma reunião semanal (excluído o período de recesso parlamentar), a Comissão realizou 11 reuniões, oitivas com 10 testemunhas, e analisou mais de sete mil folhas, incluindo contratos, aditivos, plantas, diários de obra, relatórios fotográficos, memórias de cálculo, trocas de e-mails, entre outros.

Para analisar o que levou ao rompimento do reservatório R4, em 06 de setembro de 2023, causando destruição na comunidade do Sapé, o relator da Comissão, deputado Mário Motta (PSD) levou em consideração ainda os relatórios e perícias realizados pelos órgãos competentes como do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), da Polícia Científica e de auditoria realizada pela própria Casan.

“No dia seguinte ao acidente nossa equipe já estava colhendo informações sobre a construção do reservatório e, desde então, conseguiu coletar, analisar e concluir o que de fato aconteceu naquela madrugada de 06 de setembro do ano passado, quando dois milhões de litros de água literalmente levaram parte da história e da vida de moradores da comunidade do Sapé”, destaca o relator, deputado Mário Motta.

Nesta terça-feira, 19 de março, os membros da Comissão se reúnem a partir das 9h para aprovação do Relatório Final e, na sequência, apresentam as conclusões para a imprensa e população.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa