Com inúmeras ideias e planos inovadores para a Capital catarinense, a Comitiva da Prefeitura de Florianópolis e do Movimento Floripa Sustentável retornou no final de semana do evento “Missão Ecossistemas de Inovação”, de Medellín, na Colômbia.
A equipe participou de diversas visitas e reuniões durante toda a semana passada para compreender os processos e as ferramentas desenvolvidas que fizeram Medellín se destacar no mundo através da tecnologia e inovação.
Para o coordenador do Movimento Floripa Sustentável, Daniel Leipnitz, o evento foi muito produtivo pois destacou a importância de ter uma cultura cidadã, em que as pessoas estão orgulhosas do trabalho que elas fazem. “Nós conseguimos ter uma noção de como o funcionalismo público, as pessoas que trabalham dentro da estrutura urbana, são engajadas, conhecem o que estão fazendo e o papel delas perante à sociedade. A base de tudo é o cidadão e, a partir do cidadão, tem que ser montada todas as políticas públicas.”, comenta.
A Comitiva retornou para Florianópolis com projetos a serem aplicados em breve, como afirma o coordenador. “Muitas coisas práticas serão aplicadas em curto prazo na nossa cidade, por todos os gestores, empresários e lideranças públicas”.
Dentre os participantes, estavam representando a Prefeitura de Florianópolis Zena Becker – coordenadora de projetos especiais, Michel Mittmann – secretário de planejamento urbano e Fábio Botelho – Gestor da Fundação Franklin Cascaes. Também foram ao evento Marco Alberton, presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, Manuela Vieira, da Câmara de Vereadores de Florianópolis e a deputada estadual Paulinha – representando a Assembleia Legislativa. Além deles, participam gestores públicos, empresários, arquitetos e professores universitários.
Em breve, a comitiva se reunirá para discutir e divulgar o balanço definitivo de todas as ideias que poderão ser utilizadas em Florianópolis.