Na próxima quinta-feira (24), a comunidade escolar da rede municipal de ensino de São José vai às urnas da própria unidade educativa para escolher os novos conselheiros escolares para a gestão 2023-2025.
Cada Centro de Educação Municipal (CEM) e Centro de Educação Infantil (CEI) deve ter o seu Conselho Escolar, formado por estudantes, pais e responsáveis e servidores e funcionários. O diretor escolar é membro nato do Conselho Escolar.
Para capacitar as Comissões Eleitorais Locais, que coordenarão o processo eleitoral, a Secretaria Municipal de Educação de São José e o Conselho Municipal de Educação de São José (Comesj) promoveram nesta sexta-feira (18) reuniões on-line. Entre as orientações: como gerar caderno de votação, procedimentos no dia da votação, contagem dos votos e elaboração da ata da eleição.
Podem votar: estudantes com 12 anos completos até a data da eleição e regularmente matriculados; pais ou responsáveis (apenas um dos responsáveis terá direito ao voto); servidores e funcionários que tenham, no mínimo, 30 dias de trabalho na unidade de ensino, na data da eleição.
O horário de votação será das 7h às 19h nas unidades de ensino que não ofereçam Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das 7h às 20h nas sete escolas que contam com EJA.
A posse dos conselheiros escolares será dada pelo Comesj e pela Secretaria Municipal de Educação no dia 31 de agosto. Os novos conselheiros titulares e suplentes terão mandato de dois anos, contando a partir da data da posse.