Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEm ação voluntária, engenheiros do CREA-SC fazem vistoria em escolas e Unidades...

Em ação voluntária, engenheiros do CREA-SC fazem vistoria em escolas e Unidades de Saúde no RS

Profissionais do CREA-SC estão em Canoas para ajudar na avaliação dos danos estruturais das instituições educacionais e Unidades de Saúde atingidas pelas enchentes

Um grupo de 20 profissionais do CREA-SC estão em Canoas para avaliar danos estruturais de instituições educacionais e UBS’s atingidas pelas enchentes

Canoas foi um dos municípios mais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul e depois de dois meses da tragédia, o município ainda luta para voltar à vida normal. Cerca de 15 mil alunos estão fora das escolas na região.

Para acelerar a volta às aulas, o CREA-SC enviou cerca de vinte engenheiros voluntários para vistoriar e emitir laudos técnicos de 40 escolas municipais, além de UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) que sofreram danos estruturais.

Os profissionais fazem parte da Ação Voluntária Integrada CreaSul. A comitiva reúne engenheiros dos Creas de SC, PR e RS, com apoio do Confea e integra as ações do Programa Solidário Reconstruir-RS, criado no início de maio.

O programa já conta com mais de 2,5 mil profissionais de todo o Brasil que já atuaram em quatro cidades, realizando cerca de 700 vistorias e 600 laudos técnicos, gerando uma economia para o Estado de mais de R$ 300 mil reais.

O presidente do CREA-SC, o engenheiro Kita Xavier explica a importância das vistorias e laudos técnicos para o planejamento posterior das atividades, incluindo recursos necessários e a contratação de serviços técnicos especializados para a reconstrução da infraestrutura das escolas e demais estabelecimentos atingidos.

Segundo o coordenador da comitiva catarinense, o engenheiro Wandrigo Santetti, os profissionais estão divididos em 13 equipes multidisciplinares, percorrendo sete bairros. Na quinta e sexta-feira, as equipes trabalham na elaboração dos laudos técnicos com base nas informações coletadas.

No último sábado (29), foi realizado um treinamento com os profissionais, com a participação dos presidentes dos três regionais e do Confea. Também  foi apresentado o cronograma de atividades, EPIs e equipamentos necessários, mapas dos bairros e escolas, além de materiais de apoio, incluindo modelo de laudo, fotos de reconhecimento e outros.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa