Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEpagri de Porteira Aberta será dia 15 de junho, em Florianópolis

Epagri de Porteira Aberta será dia 15 de junho, em Florianópolis

Neste sábado a Epagri abre suas portas para a população da Grande Florianópolis

Neste sábado, 15, a Epagri recebe a população da Grande Florianópolis para a quinta edição do Epagri de Porteira Aberta, que este ano será ampliado para oferecer ao público ainda mais atrações e produtos da agricultura familiar. O evento acontece das 9h às 16h, no Centro de Treinamento da Epagri, que fica no bairro Itacorubi, em Florianópolis, entre o Jardim Botânico e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC.

Segundo Henrry Petcov, extensionista rural da Epagri e um dos organizadores do Porteira Aberta, o evento tem como objetivos aproximar o consumidor do agricultor familiar e realizar a venda direta dos produtos agrícolas. Desta forma, a feira terá 30 empreendimentos rurais assistidos pelos técnicos da  extensão rural da Epagri na Grande Florianópolis. Eles vão comercializar produtos coloniais e artesanatos, muitos deles geridos por jovens, mulheres, indígenas e quilombolas.

Os empreendimentos familiares são dos seguintes da região: São Bonifácio, Biguaçu, Major Gercino, Tijucas, Águas Mornas, Garopaba, Rancho Queimado, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Anitápolis, Palhoça e Nova Trento.

Venda de produtos agrícolas

Na feira o consumidor vai encontrar queijos artesanais, sucos de uva, vinhos, aguardente, embutidos, panificados, bolachas decorados, ovos coloniais, produtos orgânicos, mel, melado, açúcar mascavo, pão de milho, geleias, conservas e frutas. Além dos produtos da agricultura familiar, também serão comercializados artesanato indígena, rendas de crivo, bilro, artesanato com conchas, suculentas e produtos à base de algas.

Uma das novidades deste ano será a oferta de três queijos premiados em concursos nacional e internacional. São eles: queijo Serramar (Medalha Super Ouro no 3° Mundial do Queijo do Brasil 2024), Floripano e Maciambu (ambos agraciados com a medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil 2023). Esses queijos são produzidos pela agricultora Daiani de Bem Borges, da Queijaria Boca da Serra, localizada a 70Km de Florianópolis e a 800 metros acima do nível do mar.

Mostra de trabalhos da Epagri

Durante a programação, o público do Porteira Aberta terá a oportunidade de conhecer  alguns trabalhos desenvolvidos pela Epagri. Um deles diz respeito ao estímulo ao cultivo e consumo de  Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Outro será o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), desenvolvido pela Empresa  para produção de alimentos sem agrotóxicos.

Evento terá demonstração de alguns animais aquáticos que fazem parte das pesquisas na área da maricultura (Foto: Aires Mariga/Epagri

Técnicos da Epagri também vão apresentar o projeto Cores da Terra, vão mostrar a tecnologia envolvida para realizar a previsão do tempo e farão a demonstração de alguns animais aquáticos que fazem parte das pesquisas na área da maricultura. 

No dia, o Centro de Treinamento da Epagri estará com acesso aberto direto para o Jardim Botânico de Florianópolis e para o Centro de Ciência Agrárias CCA da UFSC, que funciona em um terreno anexo. Os três locais dispõem de estacionamento gratuito.

Serviço

O que: Epagri de Porteira Aberta

Quando: Sábado, 15 de junho, das 9h às 16h

Onde: Em Florianópolis, no Centro de Treinamento da Epagri (Rod. Admar Gonzaga, 1188, Bairro Itacorubi)

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa