Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEstudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma

Estudo do CEPEN revela avanços no tratamento de melanoma

O estudo intitulado Trilogy envolveu pacientes com melanoma avançado submetendo-os a uma nova abordagem terapêutica

Publicidadespot_img

Em meio às paisagens naturais de Santa Catarina, suas praias e atividade agrícola familiar,  com a população sujeita a uma grande exposição solar, o estado enfrenta um desafio de saúde significativo, sendo o líder nacional em casos de melanoma e ocupando a segunda posição no ranking do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para câncer de pele não melanoma.

Recentemente, o Centro de Ensino e Pesquisas em Câncer de Santa Catarina (CEPEN), liderou um estudo visando melhorar o resultado do tratamento desta neoplasia. O estudo intitulado Trilogy envolveu pacientes com melanoma avançado submetendo-os a uma nova abordagem terapêutica. “Essa estratégia recruta o sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas, marcando uma mudança paradigmática na luta contra o melanoma. Os resultados do estudo revelaram um perfil de segurança favorável, sinalizando eficácia no controle da doença”, detalha o Dr. Fabrício Grando, oncologista da equipe.

Conscientização contínua

Em um apelo à comunidade, o médico destaca a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de proteção solar. “Evitar exposição prolongada ao Sol, usar protetor solar e roupas adequadas são medidas fundamentais para prevenir o desenvolvimento do melanoma, especialmente em uma região com intensa atividade ao ar livre, seja por turismo ou em profissões como agricultura e engenharia civil”, ressalta.

Com o término do Dezembro Laranja, um mês dedicado à campanha de conscientização sobre o melanoma, o oncologista destaca que a atenção à saúde da pele deve ser constante ao longo do ano. “O Dezembro Laranja não é apenas um mês de alerta, é uma oportunidade de educar e salvar vidas, especialmente em uma região onde o impacto do melanoma é significativo. O cuidado com a pele deve ser uma prioridade contínua, durante todo o ano”, conclui o oncologista.

Sobre o CEPEN

Desde sua fundação em 1998, o CEPEN tem desempenhado um papel essencial na busca por tratamentos contra o câncer por meio da realização de estudos clínicos em Santa Catarina. Com mais de 200 protocolos de pesquisa realizados ao longo dos anos, a instituição tem contribuído significativamente para avanços no tratamento do câncer, beneficiando milhares de pacientes. Para saber mais sobre como participar de uma pesquisa clínica, basta entrar em contato com o CEPEN https://www.cepen.org.br/

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa