Hoje é quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEventos reforçam promoção da valorização da pessoa idosa em São José

Eventos reforçam promoção da valorização da pessoa idosa em São José

Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) é uma referência no Município atendendo cerca de mil idosos por mês com várias atividades

Publicidadespot_img

Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, atende cerca de mil idosos mensalmente no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). O local mostra que a pessoa idosa pode viver bem e ter qualidade de vida, participando das mais diversas atividades, físicas e socioeducativas, que são disponibilizadas. Durante o mês de outubro, foram promovidas diversas atividades para comemorar o mês do idoso.

“A terceira idade representa somente um número, porque a vitalidade de quem participa das atividades do Cati, é de criança”, afirma Regininha (83), uma das primeiras alunas (chegou com 65 anos). Ao longo deste tempo, aprendeu a mexer no celular, fez amigos e melhorou muito a saúde. “Aqui eu recuperei a alegria pela vida”.

O mês do Idoso foi criado não só para homenagear quem está na terceira idade, mas também para conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com mais de 60 anos. No Brasil a expectativa de vida aumentou nos últimos dez anos. Para os homens está em 73 anos e para as mulheres em 80. E o perfil dessa geração de idosos também mudou com o passar dos anos.

Francisco, depois que ficou viúvo, relata que veio a tristeza, mas ele encontrou no Cati motivos para voltar a sorrir, se divertir e cuidar da saúde. “Aqui a gente faz amigos, né? São muitas atividades que se pode fazer. Venho pra cá todos os dias, de manhã e à tarde. Faço fitdance, hidroginástica e também o projeto Movimente. Então é uma festa, isso aqui é uma alegria. Não tem coisa melhor”.

Segundo a diretora do Cati, Karen dos Santos, é notável o processo evolutivo dos participantes. “A gente escuta muitos relatos, que melhorou o movimento, o sono e a memória deles. Então assim como a proposta das atividades para além das oficinas, o fato da socialização, deles estarem aqui dentro, fazendo amizades e encontrando parceiros para namorar, tudo isso colabora para que eles qualidade de vida. E com toda certeza contribui muito para que se mantenham ativos e tenham um envelhecimento saudável”.

Durante o mês em homenagem aos idosos, eles mostram que a terceira idade é uma fase da vida que pode ser muito bem aproveitada, que pode ser divertida, produtiva e alegre. E a amizade por lá é um laço verdadeiro e muito forte. “Todos os lugares deveriam ter um Cati. Porque isso aqui é muito bom, é muito importante. As pessoas não ficam paradas, se divertem, dançam. E assim a vida continua, né? A gente tem que levar a vida antes que a vida nos leve”, diz emocionada Karen.

Outubro no Cati

Conforme o calendário em homenagem aos idosos, que abriu com a apresentação no Flash Mob, em parceria com o Shopping Continente, foram proporcionadas vivências diferenciadas para os idosos. Foi realizado o Dia da Beleza, com esmaltação, designer de sobrancelha, massagem, cortes de cabelo e barbeiro. Foram feitos 105 cartões de estacionamento e 45 atendimentos do Procon, dentro do Cati, neste período. Além disso foram preparadas palestras e aulões.

Nesta última semana, a comemoração dos aniversariantes do mês, foi com o tema de Halloween, com apresentações do Fit Dance, bailinho e café e, encerrando a programação do mês, na sexta-feira (27), foi realizada a Noite do Pijama, com a presença de aproximadamente 60 idosos no Cati.

Atividades disponibilizadas

No Cati são ofertados aos Idosos, oficinas de ginástica, canto, informática, dança, hidroginástica, dentre outras atividades. Além disso, o Cati também promove o Programa “São José, amigo do idoso, vivenciando experiências”. O serviço garante o benefício do passeio mensal aos idosos e entrega de kits para confraternizações entre os grupos. Atualmente são atendidos aproximadamente 3.000 idosos.

No local, os idosos têm o direito de escolher duas atividades dos dois grupos de oficinas ofertados. No primeiro, são disponibilizados ginástica, hidroginástica, dança, dança, ritmos e pilates. No segundo, são oferecidas as categorias de canto, informática e tecnologia, música, teatro e inclusão digital. As modalidades mais procuradas são ginástica e pilates.

Em caso de dúvidas, o CATI disponibiliza os telefones (48) 3288- 5791 e (48) 3288- 5792 para contato.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa