Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFilhas de Eva abrem alas para o Carnaval de Rua de Floripa

Filhas de Eva abrem alas para o Carnaval de Rua de Floripa

Bloco feminista composto por mais de 40 mulheres e pessoas não-binárias inicia os trabalhos da folia com festa de pré-carnaval gratuita no Campeche

Publicidadespot_img

As Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias se apresentam neste domingo (7), em festa com entrada gratuita e aberta ao público no Campeche. Abrindo os festejos do Carnaval de Rua de Floripa, o bloco também comemora um ano desde que reuniu mais de 40 mulheres instrumentistas de sopros e percussão para reivindicar o protagonismo feminino na música.

Em apenas um ano, Filhas de Eva se consolida na cena cultural da cidade, com mais de 10 apresentações em espaços públicos e eventos privados, com destaque para participações no Bourbon Street Festival, Floripa Instrumental, Festival de Cinema Lanterna Mágica e no TUM Festival, abrindo o show do Lenine com seu filho Bruno Giorgi, em novembro.

“Para muito além de lutarmos por espaço, respeito e reconhecimento no universo da música, esse primeiro ano nos mostrou que o mais importante de tudo é a conquista de um lugar de acolhimento, para que a gente sinta leveza e segurança para aprender a soar e ressoar, somando cada som para podermos gozar de nossa potência no mundo enquanto mulheres e pessoas não-binárias.”, celebra Eva Figueiredo, fundadora e matriarca do bloco. “Agora vamos festejar e começar os ensaios abertos para o Carnaval 2024, que promete ser lindo e diverso, com dezenas de novos bloquinhos de rua que estão transformando o cenário da folia em Floripa, tornando a cidade um destino cada vez mais procurado para esta época”, finaliza.

A folia terá início às 17h30, em frente ao Paradoxo de Fermi, na Avenida Pequeno Príncipe, 1390, no bairro Campeche. O bar de cervejas artesanais, coquetelaria clássica e autoral, além da cozinha contemporânea de boteco leva o nome da multi premiada Cervejaria Fermi, uma das mais prestigiadas da Ilha e reconhecida nacionalmente. A entrada é gratuita e aberta ao público, porém sujeita à lotação. A dica é chegar cedo, usando as cores do bloco – vermelho, verde, dourado e roxo –  com muito brilho e purpurina para curtir ao máximo o primeiro pré-carnaval de rua do ano. Para arrecadar fundos para a temporada deste ano, o bloco terá produtos exclusivos à venda e também receberá contribuições no local.

Sobre Filhas de Eva

Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias é uma fanfarra de sopros e percussão formada por mais de 40 mulheres e pessoas não-binárias, reunidas pela matriarca Eva Figueiredo, clarinetista, cantora e compositora. Eva realiza a direção musical do grupo ao lado de María Paz, percussionista. O projeto estreou no pré-carnaval de 2023, para deleitar o público com sua performance cheia de volúpias sonoras e com a intenção de levar para as ruas um cortejo colorido e alegre sob uma perspectiva do protagonismo feminino.

No repertório, trazem compositoras mulheres e homenageiam figuras da música brasileira, como Gal Costa e Rita Lee. Além disso, tocam marchinhas tradicionais, samba reggaes, axés, funks e ritmos latino-americanos. Por meio da criatividade e encantamento, Filhas e Filhes de Eva tem o propósito de empoderar e valorizar mulheres e pessoas não-binárias no cenário da música instrumental. Com seus gritos e batuques, sopros e movimentos corporais, convida toda a gente para brincar e performar, ocupando todos os espaços.

Serviço

Festa de 1 ano do bloco Filhas e Filhes de Eva no Jardim das Delícias

Local: Paradoxo de Fermi – Av. Pequeno Príncipe, 1390, Campeche.

Horário: a partir de 17h30

Informações e contato: https://www.instagram.com/filhasefilhesdeeva/

Entrada gratuita

Estacionamento gratuito (se beber, não dirija)

Evento para maiores de 18 anos

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa