spot_img
Hoje é terça-feira, 24 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALFloram realiza coleta de resíduos na orla da Beira Mar-Norte com apoio...

Floram realiza coleta de resíduos na orla da Beira Mar-Norte com apoio do Exército

Ação marca início da Semana do Meio Ambiente e reforça combate à poluição plástica

spot_img

Na abertura da Semana do Meio Ambiente 2025, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), com o apoio da 63ª Brigada de Infantaria do Exército, realizou uma ação de coleta de resíduos sólidos na orla da Beira-Mar Norte, no Centro da cidade, na segunda-feira, 2. A atividade ocorreu em um trecho de 200 metros e envolveu 23 pessoas durante cerca de 50 minutos.

Neste ano, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente definido pela Organização das Nações Unidas é o combate à poluição plástica. A ONU busca incentivar ações coletivas e práticas sustentáveis que ajudem a enfrentar esse desafio. “É importante fazer essa sensibilização, fazer com que essas pessoas que passam aqui, vejam isso. Aqui é uma ação da prefeitura, mas cada um tem que fazer a sua parte. Têm vários micro lixos que a gente encontra e sabemos que ninguém joga sem querer no chão,” reafirma Maria Aparecida de Sá, Educadora Ambiental.

Durante a coleta, foram encontrados diversos tipos de resíduos, com destaque para micro lixo, especialmente bitucas de cigarro, plásticos e isopor. Naquele ano, foram recolhidas 1.768 bitucas de cigarro; este ano, o número subiu para 3.119. Os resíduos plásticos passaram de 1.756 para 1.005, e os de isopor aumentaram de 268 para 401.

Por outro lado, a quantidade de vidro coletada apresentou uma redução expressiva, caindo de 304 unidades em 2019 para apenas 37 em 2025. “Isso é resultado direto da ampliação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) pela cidade, que têm facilitado o descarte correto por parte da população. Seguimos avançando e aprimorando nossas estratégias de coleta, porque acreditamos que pequenas mudanças no comportamento individual podem gerar grandes impactos coletivos no cuidado com o meio ambiente,” destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa