Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFlorianópolis ganha nota máxima em mapa nacional de desempenho do turismo

Florianópolis ganha nota máxima em mapa nacional de desempenho do turismo

Organizado pelo Governo Federal, instrumento considera aspectos como a infraestrutura de hospedagem e a geração de empregos pelo setor

Florianópolis atingiu nota máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal. O instrumento, que identifica o desempenho econômico do setor nos municípios e auxilia no desenvolvimento de políticas públicas, analisou 121 cidades em Santa Catarina e só outras quatro conseguiram o mesmo resultado da Capital.

“Garantir esse reconhecimento para Florianópolis facilita a destinação de recursos federais ao município e auxilia também no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor turístico, representado aqui por atrações muito ricas e com papel essencial ao desenvolvimento econômico da nossa cidade”, enfatiza a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker.

Com notas de A a E, o desempenho é aferido a partir de cinco critérios: oferta de hospedagem, geração de empregos, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, além da arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

O resultado do mapa atesta o cenário positivo do turismo na cidade, uma característica historicamente consolidada. Na temporada de verão 2023-2024, mais de dois milhões de visitantes estiveram na Ilha, segundo levantamento da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. Desse total, 73,6% eram oriundos de cidades vizinhas, diferentes regiões de Santa Catarina e outros estados brasileiros. A parcela restante, 26,4%, foi composta por turistas do exterior, grupo que mais cresceu na somatória.

Ainda no período, a infraestrutura de hospedagem recebeu alta aprovação. A maioria dos turistas considerou a oferta dos serviços como boa ou ótima, em avaliação da Fecomércio/SC, colocando a Capital dentro da “zona de excelência” em satisfação dos visitantes. Na perspectiva do setor, a avaliação também foi positiva, com mais de 59% dos empresários avaliando como bom ou muito bom o movimento de clientes, com estadia média de 10 dias.

“Florianópolis tem a 2ª menor taxa de desemprego entre as capitais do país segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE. O município desenvolve políticas públicas para geração de oportunidades anualmente, como por exemplo, o Floripa Mais Empregos, que atualmente conta com 302 vagas e 1062 empresas cadastradas. Estamos muito felizes por mais este reconhecimento para a cidade”, explica Juliano Richter Pires, secretário de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.

Ao todo, 2.086 municípios, distribuídos em 312 regiões turísticas, foram incluídos na edição deste ano do mapa, que tem validade até abril de 2025.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa