A campanha “Saúde Mental é Visível” desenvolvida pela GnTech, laboratório de farmacogenética de Florianópolis (SC) que há 12 anos trouxe para o Brasil a ciência que une farmacologia e genética na busca por receitas medicamentosas personalizadas e eficazes, quer mobilizar a sociedade para conscientização sobre o tema. Apontando como identificar sinais preliminares da depressão até os mais graves, como a ideação suicida, uma série de atividades serão desenvolvidas aderindo ao Setembro Amarelo, programa de conscientização para a prevenção do suicídio realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, CFM, desde 2014.
“O suicídio é uma triste realidade e, em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias” explica o psiquiatra Dr. Guido Boabaid May, que fundou a GnTech junto com sua esposa, Paula Boabaid May. Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto e ainda há muito tabu acerca do tema, por isso a equipe GnTech acredita que abordar esta pauta em sociedade é um fator importante para evitar a perda de mais vidas.
Durante o mês de setembro a programação da campanha “Saúde mental é visível – entenda, escute, apoie” da GnTech disponibilizará conteúdos com os temas: Evidências de quem está passando por algum transtorno; Depressão: conhecendo a doença; Como ajudar e quando buscar ajuda profissional; e Conscientização: depressão tem cura?. A programação gratuita e toda disponibilizada nas redes da GnTech já iniciou no começo de setembro e ainda reserva: 21/09 às 20h live: Depressão resistente: percebendo o problema, buscando ajuda e quais profissionais procurar. 28/09 às 20h Live: O tema será divulgado dia 20/09 O acesso a todos os conteúdos da ação “Saúde mental é visível – entenda, escute, apoie” da GnTech podem ser acessados no site gntech.med.br.