Representantes de vários municípios catarinenses debateram dia 10, na Escola Municipal do Meio Ambiente, ações de educação ambiental. Os participantes integram o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 (GTEA RH08), órgão colegiado consultivo coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.
Essa foi a primeira reunião presencial do GTEA RH08, desde a pandemia de covid-19. As reuniões, realizadas mensalmente, terão ainda outros três encontros presenciais neste ano. “São dez grupos de trabalho como este em todo o Estado. A proposta é apoiar e articular ações de educação ambiental locais e regionais”, citou Simonildes Barroso, que trabalha na Secretaria Executiva do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) de Santa Catarina.
Referência em educação ambiental
Os membros trocaram ideias sobre as ações desenvolvidas por cada instituição participante e conheceram os trabalhos da Escola Municipal do Meio Ambiente. “A rede municipal de ensino de São José é referência em educação ambiental. Aqui na Escola Municipal do Meio
Ambiente, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, os estudantes da rede municipal de ensino aprendem sobre preservação das florestas e biomas do Brasil, focando na Mata Atlântica”, citou a diretora Cinthya Regina Persike.
São José conta também com o Centro Municipal de Educação (CME) Ambiental Escola do Mar e implantou, em 2021, o Programa Escolas Sustentáveis para incentivar a adoção de boas práticas nas unidades educativas.
Encaminhamentos
Ao final do encontro, o grupo reforçou o planejamento de ações para 2023. A meta é realizar na primeira quinzena de agosto a 13ª edição do Seminário Regional de Educação Ambiental, além de incentivar a adesão de mais Municípios ao Grupo de Trabalho.
A Região Hidrográfica 08 é composta por 22 municípios, sendo que representantes das cidades de São José, Florianópolis e Governador Celso Ramos estiveram presentes. O encontro também contou com a participação da Polícia Militar Ambiental de Balneário Camboriú. “Desenvolvemos dois projetos para preservação ambiental: o Programa Protetor Ambiental (Proa) e o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (Puma), ambos com o propósito de sensibilizar os alunos para o respeito ao meio ambiente. Nossa intenção é levar as crianças às áreas de preservação ambiental para que elas possam observar na prática a
necessidade de atitudes responsáveis, como descarte adequado de resíduos e uso consciente da água. Essa troca de experiências é muito positiva e fortalece nossas ações”, reforçou o subtenente Joacir.
A próxima reunião será realizada no dia 8 de maio, de forma on-line. Membros de instituições de ensino, empresas, comitês de bacias, organizações não governamentais, pessoas físicas e poder público da Região Hidrográfica 08 podem participar. Interessados devem entrar em contato pelo fone: (48) 99983 9961.