Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALHEMOSC inicia a produção de Colírio produzido a partir do sangue do...

HEMOSC inicia a produção de Colírio produzido a partir do sangue do próprio paciente

Colírio de Soro Autólogo é feito sob prescrição médica e não pode ser compartilhado

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) iniciou o processo de produção do Colírio de Soro Autólogo. A unidade é a única a desenvolver o produto no Estado, desenvolvido sob prescrição médica para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sob encaminhamento do por oftalmologistas pelo Sistema de Regulação (SISREG).

“Este colírio é indicado para o tratamento de doenças graves da superfície ocular, doença do enxerto versus hospedeiro com manifestação ocular, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Sjogrën, olho seco severo e entre outras condições clínicas”, explica o diretor médico do HEMOSC, Guilherme Genovez.

A entrega dos primeiros frascos de Colírio de Soro Autólogo ocorreu na última quinta-feira, 18 de abril, para o paciente Thierry Gustavo da Maia, de 19 anos, natural da cidade de Itinga. Caçula de nove filhos, foi diagnosticado aos três anos com a síndrome de Stevens-Johnson que acarretou danos oculares. “Esse novo tratamento irá melhorar a minha visão, pois o meu olho é muito ressecado”, relata Thierry.

De acordo com a mãe de Thierry, Sara Amaral de Oliveira, as últimas lágrimas do filho foram aos três anos. A doença que ele tem ocasiona esse sintoma. O colírio auxiliará na hidratação dos olhos do rapaz. “Com o Thierry enxergando melhor, poderá ter uma melhor qualidade de vida. Vai ajudá-lo a realização de alguns projetos, como concluir o Ensino Médio”, conta Sara.

A coleta do sangue de Thierry para a produção do colírio ocorreu no começo de abril. As amostras de sangue são processadas para produzir um colírio estéril que somente é entregue ao paciente após a realização de testes de controle de qualidade.

O HEMOSC possui autorização da Vigilância Sanitária para a produção do colírio seguindo requisitos de qualidade, como rastreabilidade e esterilidade. A partir da coleta de 8 tubos de 10 mL de sangue total são produzidos cerca de quatro frascos de 10 mL de colírio.

O Colírio de Soro Autólogo será produzido no HEMOSC Florianópolis e não pode ser compartilhado, é somente de uso próprio. A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, destaca que o início da produção é um marco para a instituição. “Houve um empenho da Secretaria de Estado da Saúde, da FAHECE e do HEMOSC para esta iniciativa que se tornou realidade. É mais um serviço especializado que o HEMOSC disponibiliza para a população catarinense”, afirma.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa