Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALHospital Universitário adquire equipamento de ponta para Laboratório de Análises Clínicas

Hospital Universitário adquire equipamento de ponta para Laboratório de Análises Clínicas

A aquisição irá proporcionar agilidade no atendimento e na obtenção de resultados de exames

Nesta sexta-feira (05/07), o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), receberá oficialmente um novo equipamento, que irá trazer agilidade na obtenção de resultados de exames. O novo espectrômetro será utilizado em procedimentos de identificação de isolados bacterianos e fúngicos no laboratório de microbiologia clínica.

“Enquanto as metodologias tradicionais de identificação bioquímica podem levar mais de 18 horas para fornecer um diagnóstico, o novo equipamento consegue identificar os isolados em questão de segundos”, destacou o farmacêutico Gustavo Oliveira dos Reis, da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (ULAC). Segundo ele, este avanço é crucial, especialmente no contexto de intervenções clínicas urgentes.

A nova tecnologia também inclui um protocolo para identificar microrganismos diretamente de garrafas de hemoculturas positivas. Atualmente, a liberação de resultados para esse tipo de amostra clínica leva em média 48 horas no serviço de Microbiologia da ULAC. Com o novo equipamento, esse tempo será reduzido para menos de uma hora.

Benefícios

Os benefícios gerados com a utilização desta metodologia envolvem a rapidez na intervenção clínica em quadros de sepse, a adequação correta do esquema terapêutico em pacientes assistidos nas unidades hospitalares, a identificação precoce de isolados com multirresistências, a otimização do uso racional de medicamentos antimicrobianos, a redução do tempo de internação de pacientes em unidades críticas, além de ser uma importante ferramenta para a pesquisa gerada pela universidade.

O farmacêutico afirmou que o novo equipamento utiliza a ionização por dessorção a laser assistida por matriz, uma metodologia de ponta que se destaca pela robustez e precisão na análise de proteínas ribossomais presentes nos isolados microbianos. “Esse processo resulta em espectros de massa específicos, analisados por um banco de dados avançado do aparelho, garantindo uma identificação rápida e precisa dos microrganismos”, acrescentou.

Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa