A história dos 54 anos da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), a história e ocupação do território, está retratada em um livro apresentado na manhã desta sexta-feira (15), em Santo Amaro da Imperatriz, onde foi realizado a última reunião da entidade de 2023, com a presença dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, assessores e esposas. O livro, com 186 páginas, de autoria Ginara Schmitt de Souza e Jane Maria de Souza Philippi, foi idealizado em 2012, quando o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, era presidente da entidade.
Durante a reunião, o prefeito Orvino e o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, foram indicados para representar a Granfpolis junto a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), a partir de janeiro de 2024. “O livro é um registro histórico de uma entidade que tem mais de 50 anos, se não colocarmos as coisas no papel elas vão se perdendo. Acaba, que parece que não aconteceu nada. Acho vai servir para os municípios, para as bibliotecas. Fico muito feliz de ter tido essa oportunidade junto com vocês de ter idealizado esse documento histórico”.
O presidente da Granfpolis, prefeito de Paulo Lopes, Nadir Lopes, agradeceu a presença de todas as lideranças da região e enalteceu a importância do livro que conta a história da entidade. Ele fez um balanço das atividades de 2023, lembrando que foi um ano de muitas chuvas, com muitos desastres naturais no Estado, mas ao mesmo tempo demonstrou o crescimento populacional e econômico da região. “Somos mais de 1,3 milhão de pessoas e os prefeitos estão atuando em prol deste desenvolvimento econômico e social da região”. A próxima reunião da entidade será em fevereiro, em Paulo Lopes, quando será eleito a nova diretoria da entidade.
O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, e a primeira-dama Sandra Mikulski, prestigiaram o evento. Durante a reunião foram apresentados projetos desenvolvidos em Santo Amaro da Imperatriz em prol do desenvolvimento econômico e do meio ambiente e as lideranças discutiram a participação na Macha dos Prefeitos em março de 2024. Também foi apresentado um livro documentário de José Chrysóstomo kehrig, que foi prefeito de Palhoça.