Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALJulho sem plástico: conheça loja de SC especializada em calçados ecológicos

Julho sem plástico: conheça loja de SC especializada em calçados ecológicos

Ecobambu, garrafas pet recicladas e derivados da cana de açúcar são produtos utilizados na confecção de calçados da Alme, marca vegana do Grupo Arezzo, que é encontrada na Terra Maya Slow Shoes, em Florianópolis

Já imaginou usar um tênis com forro e cadarços feitos com fios de garrafas PET recicladas? O que antes parecia um sonho – ou ainda pode ser para alguns – já virou realidade. Atualmente é mais comum – e também acessível, a compra de calçados ecológicos e que não fazem uso de plásticos na confecção.

Em Florianópolis há uma loja especializada em calçados ecológicos. Fundada em 2021 pela empreendedora do ramo da sustentabilidade, Débora Dorneles, a Terra Maya Slow Shoes é referência no setor. “Levantamos a bandeira da sustentabilidade desde que abrimos as portas e agora, durante o mês de julho, queremos reforçar ainda mais o Julho sem Plástico”, ressalta Debora.

A empreendedora destaca que os sapatos sustentáveis, sejam eles tênis, botas, chinelos ou sandália, não perdem para os modelos e propostas tradicionais. É que geralmente eles são produzidos sem nada de origem animal, e com tecidos feitos de fios de garrafa PET reciclada, solado com cortiça natural e processos que contam com efeitos menos invasivos ao meio ambiente como, por exemplo, pouca ou nenhuma quantidade de água na confecção. Algumas marcas buscam ainda o carbono neutro, com a compensação de 100% das emissões de CO².

“Quando decidi fundar a loja de sapatos sustentáveis sabia que isso tudo ia além do comércio. Afinal, é importante poder olhar para as coisas simples e básicas, como o calçar e o caminhar, como uma atitude que pode oferecer conforto, beleza e um futuro mais saudável para toda uma sociedade”, destaca Débora.

Dentre as marcas catarinenses, nacionais e internacionais que integram o mix de opções da Slow Shoes, está a Alme, marca vegana e sustentável de calçados do Grupo Arezzo. A Empresa B certificada, a Alme é uma marca carbono neutro, que compensa 100% das suas emissões de CO2 com projetos de preservação das florestas brasileiras. Além disso, utiliza, na confecção de modelos de tênis e sandálias, produtos como o Ecobambu, um material tecnológico com 45% de fibra de bambu regenerado, EVA verde I’m Green, um derivado super macio com origem na cana de açúcar, fios de garrafas PET recicladas na produção de forros e cadarços e nenhum componente de origem animal

A operação comandada por Débora em Florianópolis é a única de Santa Catarina a oferecer os produtos da Alme numa loja física. “Assim como a Terra Maya, a Alme, prioriza o bem-estar, tecnologia e cuidados com os impactos ambientais”, completa Débora.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa