spot_img
Hoje é segunda-feira, 30 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALJurisprudência imobiliária será debatida em encontro na Capital

Jurisprudência imobiliária será debatida em encontro na Capital

Debate que terá a presença de Ministros do STJ, notários, registradores e especialistas do Brasil e Alemanha terá duas etapas, uma em Brasília e outra em Florianópolis

spot_img

Intercâmbio e busca de melhorias em conjunto são a pauta do 5º Seminário Brasil-Alemanha, com o tema “Direitos reais e imobiliários”, que terá etapas nesta sexta-feira (8/3), em Brasília, e na próxima segunda-feira (11/3) em Florianópolis, no auditório da Justiça Federal. Dentre outras autoridades e especialistas, o evento traz para a capital catarinense especialistas da Alemanha e três ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ: Maria Isabel Gallotti, Paulo Sérgio Domingues e João Otávio de Noronha, além do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Fernando Quadros da Silva.

Serão 4 paineis no Distrito Federal e mais quatro em Florianópolis para tratar de registro de imóveis, usucapião, posse, condomínios, transmissão de propriedade, contratos imobiliários e sua escrituração no Brasil e na Alemanha, dentre outros temas. “O registro imobiliário da Alemanha é considerado um dos mais seguros do mundo e, como no Brasil, o país europeu possui atividade notarial e registral muito forte e com grande confiança da população”, destaca o juiz federal Marcio Mafra, organizador do evento – no Brasil, os cartórios lideram o índice de confiança apurado em pesquisa Datafolha com 15 órgãos públicos e privados.

Na Alemanha a transmissão da propriedade só ocorre mediante escritura pública, mesma exigência do Brasil.”Os atos notariais conferem segurança jurídica e garantia de propriedade, em especial na área imobiliária”, complementa o presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida, que integrará a mesa de debates do painel “Temas selecionados sobre contratos imobiliários e sua escrituração no Brasil e na Alemanha”, às 14h30 do dia 11 de março, junto com o ministro Paulo Sérgio Domingues e tendo dentre os debatedores o tabelião de Rio Negrinho Wolfgang Stuhr.

Outros três titulares de serventias catarinenses participam do evento. Em Florianópolis, Jordan Fabrício Martins, Presidente do IRIB/SC, integrará a mesa do painel “A proteção constitucional da propriedade e de outros direitos reais na jurisprudência”, às 10h30. Na etapa de Brasília estará Bianca Castellar de Faria, titular do 1° Registro de Imóveis de Joinville, que está posicionado em primeiro lugar no ranking nacional de qualidade dos cartórios, que será debatedora do painel “Jurisprudência selecionada sobre posse, usucapião e formas de aquisição de propriedade”. Ainda no Distrito Federal, o painel “O notariado na jurisprudência do Tribunal Europeu de Justiça e do Tribunal Federal Constitucional” terá o Vice-presidente da Anoreg/SC e presidente do Colégio Registral Imobiliário (SC) na composição da mesa.

O evento é voltado a operadores do Direito, notários, registradores e magistrados de todo o País. A partir dos debates, será possível encaminhar estudos para eventuais aperfeiçoamentos de Códigos de Normas estaduais que regem a atividade notarial e registral, no que toca ao registro de imóveis. Outras quatro edições do Seminário Brasil-Alemanha já foram realizadas, tratando de processo civil, constitucional, penal e tributário. No evento de 2011, sobre direito penal, a capital catarinense também sediou uma etapa. O evento é realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e tem apoio da Anoreg/SC.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa