Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALMinistério da Saúde destaca eficiência de São José na imunização

Ministério da Saúde destaca eficiência de São José na imunização

Organização de campanhas e abrangência do atendimento foram reconhecidas pelo órgão federal

Após uma análise minuciosa do trabalho de imunização desenvolvido pela Prefeitura de São José, o Ministério da Saúde elogiou a eficiência e o comprometimento da gestão municipal. Diversos pontos positivos foram destacados, incluindo a organização das campanhas de vacinação, a abrangência do atendimento e a transparência nas informações prestadas à população. As equipes se reuniram na sede da Diretoria Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), em Florianópolis, nesta quarta-feira (17).

De acordo com o relatório elaborado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária (Dap) e da Vigilância Epidemiológica (Viep), demonstrou excelência na logística de distribuição das vacinas, garantindo que os imunizantes chegassem de forma rápida e segura nas unidades de saúde e pontos de vacinação. A gestão municipal investiu em estratégias eficazes de comunicação, esclarecendo dúvidas e incentivando a adesão à vacinação.

Outro ponto destacado foi a capacidade da prefeitura em atingir diferentes grupos prioritários, incluindo idosos, profissionais de saúde e grupos com comorbidades, demonstrando um planejamento abrangente e inclusivo. Além disso, o município realiza a vacinação nas escolas em parceria com o programa Saúde na Escola (PSE), e extramuro, através do Programa São José Criança, com a captação precoce de recém nascidos nas maternidades públicas da Grande Florianópolis, para a realização das primeiras vacinas.

A transparência na divulgação dos dados sobre a vacinação também foi elogiada, proporcionando à população acesso fácil e rápido às informações sobre o processo de imunização.

“Estamos voltando muito motivados com o resultado da visita. Nos surpreendeu muito, pois de todas as experiências que tivemos e visitas que realizamos, São José se destacou apresentando uma maturidade na integração dos processos e fluxos de trabalho com a Atenção Primária, na criação de instrumentos de analise e monitoramento de cenários e, sobretudo compromisso com a criação de estratégias para ampliação das coberturas vacinais”, salientou Carla Ferraz, assessora da coordenação geral de incorporação científica e imunização do MS.

A gerente de imunização de São José, Iula Bastos, avalia que o resultado é fruto do compromisso da gestão com a saúde pública e das equipes de saúde pela excelência no trabalho realizado no setor de imunização. “A parceria entre o Ministério da Saúde e as gestões municipais é fundamental para garantir o acesso equitativo à vacinação e para combater a propagação de doenças infecciosas. Esse reconhecimento é um incentivo à continuarmos realizando um trabalho cada vez melhor, para a população josefense”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa