Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioNOTÍCIAMoto roubada é recuperada com apoio da central de videomonitoramento de São...

Moto roubada é recuperada com apoio da central de videomonitoramento de São José

Registros servem para auxiliar em acidentes de trânsito, furtos, roubos, entre outras ocorrências

Quando ocorre um acidente de trânsito, furtos de carros e demais crimes, uma das primeiras coisas que o cidadão procura são registros da ação. Sob a gestão da Prefeitura de São José, a central de videomonitoramento de São José atua 24 horas, captando acidentes de trânsito, furtos, roubos e emergências meteorológicas.

Conforme a comandante da Guarda Municipal, Micheli Vidoto Maçambi, além de atuar preventivamente, desestimulando ações criminosas, a central de monitoramento também auxilia na coleta de evidências fundamentais para a resolução de delitos. 

“Este serviço está à disposição da população e representa um reforço significativo nas estratégias de segurança adotadas pelo município, criando um cercamento digital. A Guarda Municipal atua em conjunto com a central e já realizou diversas prisões a partir de flagrantes identificados pelos monitores através das câmeras”, avalia. 

Neri João da Silva, foi um dos cidadãos que precisou recorrer às câmeras de videomonitoramento. Em 11 de novembro de 2023, no dia do próprio aniversário, teve a moto furtada. 

O barbeiro de 35 anos decidiu vir de moto para o trabalho, pois o carro estava em manutenção. Ao saber que o carro já estava pronto, decidiu deixar a moto na frente da barbearia, com cadeados.

No dia seguinte, a moto não estava mais no local. Prontamente Neri acionou a polícia e realizou o boletim de ocorrência. Após seis meses, a central de videomonitoramento identificou a moto e acionou a polícia. Neri, que já havia se desfeito das chaves da moto sem esperanças, recebeu um telefonema da polícia neste mês, avisando sobre a localização da moto. Neri vibrou com os clientes da barbearia ao saber da novidade.

“Achei a notícia sensacional, porque como a gente é leigo no assunto, a gente acha que as pessoas desistem de procurar, mas no fim das contas vi que estavam trabalhando no meu caso”, afirma.

A notícia veio em boa hora, uma vez que o carro de Neri estava em conserto e ele precisava de um veículo para se deslocar até o trabalho. A moto avaliada em 7 mil reais retornou para o dono.

Captura das imagens  

De acordo com a central de videomonitoramento em caso de acidentes de trânsito, as imagens são fornecidas apenas quando não há vítimas envolvidas, mediante ao boletim de ocorrência e assinatura de protocolo de recebimento.

Já nos casos que envolvem furtos, assaltos entre outros crimes, é necessário que o cidadão solicite as imagens na delegacia.

Para agilizar o caso é possível também que o cidadão já entre em contato com a central de videomonitoramento, para garantir que as imagens ficarão salvas, tendo em vista que elas ficam disponíveis em apenas 14 dias.

A solicitação das imagens deve ser feita pelo e-mail gerenciamentocoipmsj@gmail.com ; pelo 153 ou (048) 33432924.

São 377 câmeras espalhadas pelo Município, destas: seis totens; 205 câmeras de 360 graus e 165 câmeras fixas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa