Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALOlimpíada Nacional de Eficiência Energética é confirmada para 2024 com previsão de...

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é confirmada para 2024 com previsão de mais de 190 mil participantes

As inscrições começam em julho e as provas serão realizadas em setembro para estudantes do 8º e do 9º ano, em todos os estados e no Distrito Federal

Estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental já podem se preparar! A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (18) a edição 2024 da Olimpíada Nacional de Energia Elétrica (ONEE), marcando a primeira edição anual aberta a todos os estados brasileiros. As inscrições para alunos do 8º e 9º ano das redes pública e privada começam em julho pelo site oficial https://www.onee.org.br.

O objetivo da ONEE é educar os estudantes sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, fomentando uma geração de consumidores conscientes. A edição deste ano será organizada pela EDP Espírito Santo em parceria com o Instituto Abradee, com recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL. Estima-se que pelo menos 191 mil estudantes, 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas participarão da ONEE em 2024. As provas serão realizadas em duas fases, previstas para o final de setembro.

Além da distribuição de medalhas, o aluno ou aluna com melhor desempenho em cada estado e no Distrito Federal receberá um notebook.

“Estamos entusiasmados com a edição deste ano da ONEE. Nossa meta é envolver um grande número de estudantes, promovendo a conscientização sobre o uso eficiente da energia”, afirmou Thiago Jeremias, Gerente da Divisão de Eficiência Energética da Celesc.

Os medalhistas de ouro, prata e bronze da ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem necessidade de participação na 1ª fase da ONC.

Haverá também uma disputa adicional entre os mais bem colocados de cada estado e do Distrito Federal, totalizando 27 competidores, para escolher o campeão ou campeã nacional, que receberá um prêmio adicional.

O orçamento da ONEE 2024 é de R$ 5,4 milhões, incluindo R$ 718 mil destinados aos prêmios e à cerimônia final.

A Celesc participará através do Comitê Gestor, com Bruno Cordeiro Clasen como representante, responsável por acompanhar e monitorar o andamento do projeto. “Estamos ansiosos para contribuir com essa iniciativa que visa promover a eficiência energética e a educação em nosso estado”, afirmou Bruno Cordeiro Clasen, representante da Celesc no Comitê Gestor do Projeto.

Na última edição em 2022, participaram 4.792 alunos, 169 professores e 106 escolas de Santa Catarina, das quais 72 públicas e 34 privadas. Destes, 765 participantes conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze. Todos receberam certificados de participação e medalhas conforme seu desempenho. Os melhores colocados, incluindo uma professora, alunos classificados nos três primeiros lugares e dois estudantes de escolas públicas com melhor classificação, também receberam notebooks.

Relembre alguns ganhadores e professores da edição de 2022: https://www.youtube.com/watch?v=u-uqbfQw8kw

Formação de Professores e Alunos

O modelo da ONEE promove a difusão do conhecimento sobre eficiência energética em todo o ambiente escolar, não apenas entre as turmas participantes. Professores das escolas inscritas terão acesso a conteúdo sobre o uso consciente da energia em módulos. O material oferecido pela olimpíada contribui significativamente para o processo de ensino-aprendizagem e desperta habilidades para intervenção junto aos alunos, principalmente sobre conceitos de energia, fontes de energia e eficiência energética.

Os estudantes inscritos também terão acesso a um curso modular sobre as melhores práticas de uso de energia, demonstrando a importância do uso eficiente da energia na sociedade. Entre os tópicos incluídos na formação estão: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Nas redes sociais da ONEE, os alunos inscritos encontrarão vídeos e outros conteúdos de reforço para aprendizado e sucesso nas provas.

Histórico da ONEE

A ONEE começou em 2018 por iniciativa da ANEEL, em parceria com a Neoenergia Coelba, Enel Distribuição Ceará, EDP Espírito Santo e RGE. Realizada em edições piloto em 2021 e 2022, contou com ampla adesão: 40 mil estudantes se inscreveram em 2021 e 188 mil em 2022. Na segunda edição, 22 mil estudantes receberam prêmios, e os 34 participantes com melhor desempenho foram homenageados em uma cerimônia na sede da ANEEL em Brasília, junto com seus pais e professores.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa