Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUEÚltimos dias para visitar a exposição que resgata a história da odontologia...

Últimos dias para visitar a exposição que resgata a história da odontologia catarinense, em Florianópolis

Interessados podem prestigiar a mostra no Museu da Escola Catarinense, com acesso gratuito, até o dia 7 de julho

A exposição “Um olhar para a odontologia de nossos antepassados”, do Museu da Odontologia de Santa Catarina (MOSC), está chegando ao fim. Os equipamentos, materiais, instrumentais, livros e documentos que fazem parte da história do ofício no estado, estão sendo exibidos no Museu da Escola Catarinense, com acesso gratuito de segunda a sexta das 13h às 19h e sábados das 10h às 14h, até o dia 7 de julho.

Esta é a primeira vez que o acervo do Museu da Odontologia está sendo exposto em Florianópolis. Em 2023, foram realizadas exposições na Univille, em Joinville, no Museu Histórico de Itajaí, com a visitação de mais de 1.200 pessoas. 

“A mostra proporciona uma verdadeira viagem pela odontologia ao longo do tempo, com tal determinação e altruísmo que consolidou o conceito da odontologia em nosso Estado”, destaca o presidente do MOSC, Casimiro Manoel Martins Filho.

O MOSC tem como missão promover a história da odontologia dando visibilidade ao estudo, à pesquisa e à difusão de seu acervo, assim como assegurar a conservação, proteção, valorização, ampliação e reconhecimento como patrimônio da odontologia catarinense. 

História

Odontologia e Farmácia foram os dois primeiros cursos superiores da área da saúde implantados em Santa Catarina. Criados em 1917, quando foi criado o Instituto Polytechnico de Florianópolis, os cursos aconteciam na Travessa Ratcliff, 41, esquina com a rua João Pinto, no Centro da cidade. Rapidamente o curso de odontologia ganhou relevância na cidade, graças ao atendimento gratuito oferecido à população. 

O Museu da Odontologia de Santa Catarina foi fundado pela Academia Catarinense de Odontologia (ACO) no dia 10 de agosto de 2019 em Florianópolis. Além da exposição itinerante de seu acervo, o MOSC possui projetos de restauro de equipamentos, captação de recursos, e a criação de um museu virtual.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa