Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALOperação do Procon encontra irregularidades em supermercados de São José

Operação do Procon encontra irregularidades em supermercados de São José

Foram apreendidos cerca de 200 produtos vencidos e 3 deteriorados

Publicidadespot_img

Nos dias 11 e 12 de janeiro, uma operação de fiscalização coordenada pelo Procon de São José descobriu uma série de irregularidades nos supermercados locais. Cerca de 200 produtos vencidos e 3 produtos em estado de deterioração foram apreendidos durante a ação.

A legislação, fundamentada nos princípios do Código de Defesa do Consumidor, proíbe a venda de produtos que não atendam aos padrões estabelecidos para uso e consumo. Esta proibição abrange itens com prazo de validade expirado e produtos em condições de deterioração (Lei 8.078/1990, art. 18, § 6°, I, II).

A diretora do Procon, Clarice Fátima da Costa enfatizou a gravidade da comercialização de produtos vencidos como uma séria violação aos direitos dos consumidores. “A venda de produtos vencidos é uma violação séria aos direitos dos consumidores e à saúde pública. Estamos comprometidos em agir com rigor para garantir a segurança de todos”, esclarece.

Além das apreensões, a operação identificou outras irregularidades, incluindo a falta de informações sobre o prazo de validade quando inferior a 7 dias e a ausência de exemplares do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos fiscalizados.

O Procon Municipal de São José oferece o atendimento para a formalização de reclamações presencialmente em sua sede, situada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, São José/SC, CEP 88102-404, durante o período compreendido das 12h às 18h, sendo possível contatá-los por telefone no número (48) 3288-4393.

O OUTRO LADO

A loja do Fort (unidade bairro Areias – São José) – um dos estabelecimentos que foi vistoriado pelo Procon – se manifestou através da assessoria de imprensa. Segundo a direção do estabelecimento, de acordo com a apuração, “apenas 1 item foi encontrado com data de vencimento irregular em nossa loja, sendo uma embalagem de queijo”.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa