Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorOposição critica Topázio por ampliar atendimento da Saúde no Sul da Ilha...

Oposição critica Topázio por ampliar atendimento da Saúde no Sul da Ilha e outras notas

Na estratégia da lacração a oposição em Florianópolis foca em discutir a mudança da UPA Sul para o Antigo Aeroporto, mas não fala que com esse projeto o atendimento na área será ampliado com o novo Hospital Dia; leia também outras notas da política local

Publicidadespot_img

Oposição critica Topázio por ampliar saúde no Sul da Ilha

A oposição ao prefeito Topázio Neto (PSD) está empenhada na criação de um factoide político em torno da mudança da UPA Sul para o Antigo Aeroporto no bairro Carianos. O objetivo é estabelecer uma trincheira de ataques ao governo da Capital. Nas últimas semanas vários movimentos foram feitos nesse sentido.

O deputado estadual, Marquito (PSOL), chegou a ir a Brasília tentar no Ministério da Saúde travar a mudança da UPA. Na tribuna da Câmara, vereadores como Maycon Costa (PL), Carla Ayres (PT) e Afrânio Boppré (PSOL) revezam-se lançando críticas. Até uma vistoria surpresa às obras foi recurso usado por vereadores recentemente.

O vereador Maycon teve requerimentos pedindo audiência pública negados em plenário. Não satisfeito agora tenta convocar à Casa a secretária municipal de Saúde. Como a oposição não tem assinaturas suficientes nem para isso, articularam transformar a convocação em apenas um convite (veja foto principal desta nota).

As lideranças contrárias a Topázio reverberam alguns pontos contrários à mudança: como a resistência de quem é vizinho da UPA, obviamente contrário ao equipamento público ir para o antigo Aeroporto; distância do novo endereço; trânsito, especialmente em dias de jogos do Avaí e agora por último questionam até o contrato que vai dar cessão de uso ao Município.

Na sessão desta quarta-feira (16) o vereador Afrânio trouxe cópia do contrato no Diário Oficial da prefeitura com a empresa Centro Comercial Carianos. O documento, assinado pelo Fundo Municipal de Saúde, através da secretária municipal, estabelece que o município repasse R$ 4.104.000,00 ao ano para a empresa, num prazo de contrato de uso do espaço de 10 anos.

“Isso é um contrato ativo e vamos avançar nas investigações”, garante Afrânio, questionando o fato de uma empresa tão nova, criada em 2021, já ter um contrato milionário com a administração municipal. A forma como o vereador coloca o assunto dá a entender que há irregularidades, mas não as prova, não as mostra. Apenas especula. Isso é um indício claro de uso da tribuna da Casa visando aparecer para 2024.

Vereador Afrânio falou sobre contrato para implantação do Hospital Dia, mas não expôs supostas irregularidades

O líder do prefeito, vereador Renato Geske (PSDB) trouxe luz ao assunto. Esclareceu que a empresa Centro Comercial Carianos é uma Sociedade de Propósito Exclusivo, criada pela Zurich Airport Brasil, justamente para o único fim de administração e cessão do espaço do Antigo Aeroporto.

Segundo ele, toda adequação no espaço está sendo feita por eles, sem um real investido pela prefeitura. A operação é semelhante a acontece com um locador de um espaço para um banco, por exemplo, se instalar. Ele precisa entregar o imóvel para locação de acordo como quer o locatário, no caso o banco.  “Ou seja, não tem nada de errado no contrato”

Tiro no pé

A exploração política da mudança da UPA para o Antigo Aeroporto pode ser um tiro no pé da própria oposição. Primeiro que não traz argumentos sólidos de falcatruas ou prejuízos à população ou aos cofres públicos. Segundo, que o projeto prevê ampliação de serviços públicos e não o contrário. Por exemplo, se Topázio propôs-se fechar a UPA e em seu lugar abrir um Posto de Saúde, nesse caso sim a comunidade seria prejudicada. É o contrário. Os serviços da UPA serão expandidos e anexados a um Hospital Dia com atendimento 24 horas e estrutura quase comparável a um hospital, com condições de realização de pequenas cirurgias e outras intervenções mais graves. Aposto que quando tudo estiver funcionando esses mesmos vereadores que hoje criticam, estarão lá, fazendo fotinhos para se promover nas redes sociais.

Trepar

A antecipação ao pleito foi questionada pelo vereador Roberto Katumi (PSD). Ele lembrou que não é bom para a cidade que a oposição tente criar fatos inverídicos para tentar desmerecer o governo Topázio. O líder do prefeito, vereador Renato Geske, foi além, condenando a ‘lacração’. Da Tribuna bradou: “não pense a Oposição que vai trepar aqui e fazer o que quiser”, disse. Tudo bem que a esquerda é do amor, mas, nesse caso, o vereador forçou na escolha do verbo.

PL Mulher

O PL Mulher inicia uma rodada de eventos de capacitação de lideranças com vistas ao pleito do ano que vem. A vereadora Maryanne Mattos (PL) fez o convite para o primeiro encontro que acontece segunda-feira (21), às 19 horas, no plenário da Alesc. Sob coordenação da presidente, a deputada estadual Ana Campagnolo, o evento vai reunir lideranças, mulheres ou não, de todo o Estado. Nesse primeiro evento serão debatidas bandeiras como defesa da família, defesa da vida, saúde, educação, combate à pedofilia, direito da mulher e outros.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Causa animal

A ex-diretora da Diretoria de Bem-estar Animal (DIBEA) de Florianópolis, Fabricia Costa, está assumindo a direção estadual do órgão. A determinação é ampliar as políticas públicas no setor.

Voz da comunidade

Uma das importâncias de uma representação política eclética é dar voz aos anseios e tradições das comunidades. Seriam essas caladas e esquecidas se não fossem vereadores para trazer à luz suas dores e alegrias. Por isso faço questão de ressaltar a alegria do vereador João Luiz da Bega (PSC) ao transmitir na sessão da Câmara da Capital um vídeo mostrando a festa de aniversário do bairro São João do Rio Vermelho, que celebrou 192 anos em 11 de agosto passado. “Teve farinhada, rendeira, pau de fitas, desfile dos carros”, disse. “Que possamos continuar sendo esse bairro maravilhoso e que essa cultura possa cada vez mais estar presente”, completou o vereador. Importante registro. Os fatos corriqueiros de um bairro ou comunidade qualquer são a alma que faz uma cidade pulsar, viva.

Prefeito Topázio prestigiou a celebração no Rio Vermelho

Santana, candidato?

O comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Florianópolis, tenente-coronel Julival Queiroz de Santana é tão garantido em solenidades públicas da prefeitura da Capital quanto o prefeito Topázio. Está em todas. Tem sua visibilidade estendida ao ser chamado para compor os palanques de autoridades. Tem até um assessor PM para fazer o registro (foto). A pergunta que não quer calar: será que Santana é ou alguém está condicionando que este seja, candidato a vereador no ano que vem?

Imagem feita na inauguração da revitalização da praça Eugênio de Mello, localizada na rua Desembargador Gil Costa, bairro Capoeiras, no início de agosto

Responsabilidade

Durante a inauguração da revitalização da praça Eugênio de Mello, localizada na rua Desembargador Gil Costa, bairro Capoeiras, no início de agosto, o empresário Dalton Malucelli Júnior fez uso da palavra em nome da comunidade e cobrou que agora que a prefeitura fez a sua parte deixando o espaço público adequado, cabe a população cuidar e fiscalizar possíveis casos de vandalismo. Lembrando que o espaço estava impossibilitado de uso com brinquedos quebrados e mato alto. Boa puxada de orelha de Malucelli. A população sempre cobra muito do Poder Público, mas esquece de que cabe à cada cidadão a responsabilidade pelo espaço público. Segundo o secretário do Continente, Gui Pereira, até final do ano outros 55 espaços de lazer serão entregues revitalizados no Continente.

Empresário Dalton Malucelli Júnior

Morte

Faleceu na noite desta terça-feira (15) o ex-prefeito, deputado e liderança de São José, Germano João Vieira. Ele faleceu aos 98 anos e deixa um grande legado para São José. O prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) decretou luto oficial de três dias.

A Câmara de Vereadores, em nome da presidência, Mesa Diretora, parlamentares e servidores presta suas condolências aos parentes e amigos enlutados.

Germano nasceu no dia 15 de agosto de 1925 na localidade de Barra Clara, em Angelina, quando o Município ainda pertencia a São José. Ele foi vereador de 1959 a 1963, deputado estadual entre 1991 e 1993, quando renunciou em 1993 para disputar a prefeitura de São José, cidade que administrou por três gestões: (1970-1973), (1983-1988) e (1993-1996). Trocou a política pelo empresariado e residia em Campinas onde atuava no ramo madeireiro.

Germano João Vieira

Tarifa Zero

Os parlamentares membros da Frente Parlamentar pela Tarifa Zero, que tem objetivo de discutir a viabilidade da gratuidade total do transporte público em Florianópolis, voltam a se reunir nesta quinta (17)
A pauta do encontro, que está sendo convocado pelo vereador presidente da Frente, Afrânio Boppré (PSOL), será analisar os dados fornecidos pela prefeitura sobre os custos atuais do transporte, o número de passageiros por dia e o montante subsidiado pelo Executivo.

Tarifa Zero (II)

Sobre o assunto tarifa zero no transporte público da Capital a vereadora Carla Ayres (PT) enalteceu a boa vontade do prefeito Topázio Neto (PSD) em se colocar ao debate. “Parabéns, prefeito e agora temos a Frente de Defesa da Tarifa Zero e esperamos que não fique só nos estudos”, disse.

MANDOU BEM

Quem mandou bem nesta quinta-feira (17) foi o governador Jorginho Mello (PL), ao entregar oficialmente a Ala de Psiquiatria no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. Tudo bem que é uma espera de 10 anos, numa obra que se arrasta, mas enfim está entregue. Pontos ao governador porque está indo além desse item e tocando outras ações que vão melhorar ainda mais o atendimento na Unidade Infantil.

MANDOU MAL

Quem está mandando mal é o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, pois não está atendendo a educação no município e também mostra intransigência no trato com os profissionais da área, que abriram greve por tempo indeterminado. Um prefeito que não investe em educação, que se nega pagar o Piso Salarial (coisa que todos os prefeitos da região o fazem), não pode estar indo bem.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa