Importante equipamento de lazer e de integração para a comunidade, o Parque Linear do Córrego Grande, em Florianópolis, completa 10 anos de implantação nesta terça-feira (23). Para marcar a data, uma série de atividades gratuitas que inclui palestras, apresentações culturais e feiras será realizada no local, iniciando no dia do aniversário, quando haverá solenidade reunindo lideranças políticas e da comunidade, e se estendendo até o mês de março.
Coordenado pela Dimas Construções, o processo de construção do Parque Linear teve financiamento da própria Dimas junto a outras quatro empresas de Florianópolis. Os arquitetos Juliana Castro, Clarice Wolowski e Cesar Floriano, do escritório JA8 Arquitetura Viva, assinam o projeto arquitetônico em parceria. O parque foi entregue à comunidade no ano de 2016. A comemoração, porém, leva em conta o ano da aprovação da lei municipal que instituiu a criação dele – de 2014.
Ações de educação ambiental, plantio de mudas e discussões sobre temas importantes para o Córrego Grande, como saneamento e o avanço de demais etapas do próprio Parque Linear, com ciclovias e mais áreas de integração, são algumas das atividades previstas (confira a programação abaixo) para celebrar o aniversário. Além disso, haverá apresentações culturais de música, boi de mamão e cinema ao ar livre.
Boa parte das atividades ocorrerá no SpotMarkt, inaugurado em março de 2023, e que está integrado ao parque. O SpotMarkt também lançará, nas redes sociais, uma série de vídeos com depoimentos que ajudam a contar a história do Parque Linear do Córrego Grande. O mall está também integrado ao residencial D/Spot, e ambos são empreendimentos da Dimas Construções.
“O projeto que envolveu a implantação do parque, juntamente com os empreendimentos D/Spot e SpotMarkt, provocou uma mudança importante no perfil do Córrego Grande, trazendo mais vitalidade ao bairro e despertando sentimento de orgulho entre os moradores. São projetos que ajudaram a melhorar a qualidade de vida e a integração entre as pessoas e a natureza, transformando-se num marco para a própria construtora”, destaca o CEO da Dimas Construções, Daniel Dimas.
Já o arquiteto e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cesar Floriano destaca o sentimento de dever cumprido nesta data. “O Parque Linear do Córrego Grande é resultado de uma sinergia muito interessante, que envolveu arquitetos, urbanistas, entidades comunitárias e a UFSC. Acredito que ele se transformou em um equipamento que de fato contribui para a integração, sendo um espaço vivo e dinâmico, com uma apropriação democrática de todas as suas áreas, que são utilizadas por pessoas de todas as idades, de manhã, de tarde e de noite”, comenta.
Para Floriano, que participa das discussões de implantação do Parque Linear desde a década de 90, o desafio agora é buscar a implantação das demais etapas do projeto, entre as quais uma ciclovia que liga o bairro até a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O Parque Linear do Córrego Grande tem como principal elemento a ponte para ciclistas e pedestres, que funciona como uma grande praça e possui amplas cabeceiras, criando espaços para encontros e eventos comunitários, como apresentações musicais e feiras. Além disso, o espaço é contornado por uma extensa área de vegetação natural em parte recuperada pelo parque.
Programação
23/01
18h – Apresentação do Boi de Mamão com “Alivanta Meu Boi”
20h – Música ao vivo com Matheus Souto
03/02
09h – Aula de yoga
Atividades de Ed. Ambiental e visita guiada
18h – Cinema ao ar livre no deck/passarela.
Durante todo o dia: Feirinha da AMOSC (Associação dos Moradores do Sertão e Córrego Grande)
10/02
Durante todo o dia: Feirinha da AMJA (Associação dos Moradores do Jardim Albatroz)
17/02
A partir das 13h: Feirinha da AMOSC (Associação dos Moradores do Sertão e Córrego Grande)
24/02
A partir das 12h: Boi de Mamão/Evento Cultura Mané
02/03
Aniversário do SpotMarkt com atrações culturais e música ao vivo
20/03
Palestras na sede da AMOSC com discussões sobre o bairro e perspectivas para o futuro
23/03
19h: Cinema ao ar livre