Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPlanejamento hídrico e reforço na captação de água garantem bons resulta-dos na...

Planejamento hídrico e reforço na captação de água garantem bons resulta-dos na virada de ano

Um exemplo de experiência bem-sucedida ocorreu em Florianópolis, onde entre o Natal e Ano Novo houve elevação de 100% no consumo no Sistema Costa Norte

Com a infraestrutura de abastecimento reforçada pelo Planejamento Hídrico do Governo do Estado, a CASAN faz um balanço positivo do período entre o Natal e réveillon, historicamente um dos momentos de maior consumo no litoral catarinense.

Um exemplo de experiência bem-sucedida ocorreu em Florianópolis, onde entre o Natal e Ano Novo  houve elevação de 100% no consumo no Sistema Costa Norte (que atende praias como Ingleses e Canasvieiras) e na Costa Sul-Leste (que entrega água desde o Pântano do Sul até a Barra da Lagoa).

A segurança é resultado de obras estruturais, como o novo sistema de captação no Rio Cubatão, que dobrou a capacidade de enviar água desse manancial para a Estação de Tratamento que atende Florianópolis, Biguaçu, Santo Amaro, São José e Palhoça.

Outras melhorias que trazem reforço ao abastecimento na Grande Florianópolis são a perfuração de sete novos poços (três no Leste e quatro no Norte da Ilha), a instalação de uma quinta bomba na Estação de Tratamento de Água dos Ingleses e de um novo conjunto motobomba na Estação de Tratamento da Lagoa do Peri.

Toda essa estrutura agora é também associada a ampliações de rede de distribuição de água e o reforço dos novos reservatórios do Monte Cristo e de Forquilhinha, em São José, que juntos garantem uma capacidade de armazenamento de 13 milhões de litros de água tratada para a região.

“As obras estruturais que foram implantadas nos últimos anos e a interligação entre os três sistemas que atendem Florianópolis (Sistema Integrado, Costa Norte e Costa Sul-Leste), um dos destinos mais procurados em Santa Catarina no verão, nos trazem confiança operacional para mais uma temporada”, informa a Presidente da CASAN, Roberta Maas dos Anjos.

Assim como em outras regiões do Estado, na Grande Florianópolis a CASAN contratou geradores para suas unidades de tratamento de água e de esgoto, além de caminhões-pipa, que ficarão de prontidão para o caso de emergências.

USO CONSCIENTE DA ÁGUA 

Além de investir em infraestrutura e pessoal, a CASAN vai reforçar neste verão as orientações para uso responsável da água. Especialmente em suas redes sociais, a Companhia vai incentivar dicas para pedir consciência no aproveitamento desse recurso.

“É fundamental que as pessoas tenham consciência de que a água passa por diversos processos de potabilização para atender as necessidades essenciais de diversas pessoas. É preciso responsabilidade no seu uso”, complementa o Diretor de Operação e Expansão, Joel Pedro Horstmann.

OPERAÇÃO VERÃO NO LITORAL

Balneário Piçarras

Valorizada com a certificação Bandeira Azul, Balneário Piçarras é outra cidade que recebeu investimentos para garantir o abastecimento durante a temporada, período em que o consumo de água praticamente triplica.

Diversas obras concluídas durante o ano de 2022 trazem segurança estrutural para atendimento de moradores e visitantes. Entre elas, a implantação de um reservatório pulmão com dois milhões de litros localizado junto à Estação de Tratamento de Água, além de uma Estação de Recalque de Água Tratada, com capacidade de 170l/s, instalada junto a este tanque.

Além disso, a cidade conta com uma nova adutora de quase 4km de ferro fundido e um reservatório elevado de 500 mil litros no bairro Itacolomi. A partir dele a água é distribuída por gravidade para o município. Outras melhorias foram realizadas nas redes de distribuição, com destaque para as redes da Avenida Emanuel Pinto, na Região Central.

Piçarras possui também uma captação alternativa de água bruta no Rio Novo, do interior de Piçarras. Implantada durante o último grande período de estiagem, em 2021, essa captação também será utilizado durante a temporada para aumentar a segurança na disponibilidade de água bruta do sistema.

A cidade conta ainda com geradores na Estação de Tratamento de Água e na Estação de Tratamento de Esgoto, assim como nas elevatórias que bombeiam o esgoto para a unidade de depuração.

Barra do Sul

Localizada no Litoral Norte, Balneário Barra do Sul é um dos destinos de Santa Catarina procurados durante o verão por suas praias, ilhas e lagoas. Como recebe um grande número de visitantes, também recebe incremento no abastecimento durante a temporada. Um conjunto de melhorias foram realizadas para atender ao aumento no consumo de água.

Entre elas, a perfuração de dois poços que aumentaram em 90% a captação de água. O Sistema de Abastecimento também foi reforçado com a limpeza e concretagem da lagoa de decantação existente junto à Estação de Tratamento, com capacidade de aproximadamente 1,5 milhão de litros, aumentando a quantidade de água disponível para a população.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) foi implementada a ampliação do bombeamento, com a instalação de novo conjunto de motobomba para aumentar a capacidade de bombeamento e distribuição de água tratada para cidade. Foi ainda realizada reforma do reservatório central e a Companhia trabalha na ampliação da reserva de água, com implantação de outros dois reservatórios e a meta de que entrem em operação ainda nesta temporada.

Barra Velha

Em Barra Velha, a CASAN modernizou a Estação de Tratamento de Água (ETA).  Também ampliou a distribuição de água tratada para o principal bairro da cidade, o Itajuba. Foram instalados dois registros em uma das redes do bairro, na esquina da Avenida Itajuba com a Rua João Reis, facilitando a operação do sistema conforme as necessidades de abastecimento local.

A partir deste ponto foi implantada uma nova rede, que segue pelo interior do Itajuba e está interligada a diversas tubulações já existentes, reforçando o abastecimento das residências e estabelecimentos locais – especialmente nas áreas próximas à BR-101. Também foi executada nova travessia sob a ponte do Rio Itajuba.

Além disso, a Companhia finaliza a instalação de novos reservatórios, para garantir a segurança no abastecimento nos momentos de maior consumoSão quatro novos reservatórios, com capacidade de 250 metros cúbicos cada. A ideia é que entrem em operação ainda neste verão. O investimento é de cerca de R$ 6,8 milhões. As obras fazem parte do Planejamento Hídrico do Governo do Estado e da Companhia.

Laguna
Também na cidade de Laguna, destino de grande procura no verão, diversas operações foram realizadas para garantir que moradores e visitantes aproveitem o verão.

Como já ocorreu em outras temporadas, a equipe local trabalhou na limpeza e manutenção preventiva das redes coletoras de esgoto e de elevatórias, com revisão de bombas e aquisição de equipamentos de reserva. Isso porque assim como cresce o consumo de água, durante a temporada aumenta a geração de esgoto.

Com um sistema de abastecimento descentralizado, diversos pontos receberam melhorias. No Farol de Santa Marta, por exemplo, foi implantada uma nova Estação de Tratamento de Água, uma nova Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT) e um reservatório que traz segurança ao abastecimento dessa região.

O Sistema de Cabeçuda também recebeu aumento na reservação e uma nota estrutura para bombeamento e distribuição de água tratada. Foram ainda executada melhorias no Sistema Ponta das Laranjeiras (aumento de vazão e instalação de nova Estação de Recalque de Água Tratada), no Sistema Praia do Sol e no Sistema Itapiruba (melhoria operacional nas redes de abastecimento e instalação de nova ERAT).

Garopaba
Garopaba é outro destino procurado pelos turistas e também contou com investimentos da CASAN. Neste final de ano, a Companhia repetiu o bom resultado da temporada 2021-2022, quando mesmo com o pico de 100% do aumento de consumo na noite do dia 31 de dezembro não houve registros significativos de falta de água ou de queda de pressão.

Foram perfurados novos poços para aumentar a capacidade do Sistema de Abastecimento. Também foram executadas readequações de redes de distribuição na região central e, em áreas mais distantes, como os bairros Palhocinha e Areias de Palhocinha, houve um incremento de mais de 50% na captação de água.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa