Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura agiliza trabalho social no reassentamento de famílias em São José

Prefeitura agiliza trabalho social no reassentamento de famílias em São José

Após 12 anos de espera, o condomínio popular Vista Alegre está prestes a ser entregue e o próximo passo é garantir a integração comunitária entre as famílias

O condomínio popular Vista Alegre, que estava com a obra interrompida há 12 anos, tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024. Para garantir o bem-estar, adaptação e a sustentabilidade das comunidades reassentadas, a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária está agilizando o trabalho social que vai prestar às famílias.

A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu na segunda-feira (08) entre a Secretaria de Regularização e a empresa licitada que ficará responsável pelo trabalho social. Um dos pontos abordados foi a adaptação e capacitação dos futuros moradores, por meio de programas e treinamentos.

Outro ponto abordado foi o suporte psicossocial, pois as famílias enfrentam muitas vezes desafios emocionais ao deixar a moradia anterior. “Um trabalho social eficaz pode oferecer assistência nesse aspecto, promovendo bem-estar emocional aos moradores”, afirma o secretário de Regularização Fundiária Alexandre da Rosa.

GESTÃO CONDOMINIAL

Os moradores do condomínio popular Vista Alegre vão receber da Prefeitura amparo também no processo de gestão condominial, que colabora na autogestão, senso de responsabilidade e pertencimento ao novo lar. “A participação ativa na administração do condomínio permite que as famílias contribuam para a construção de um ambiente seguro e sustentável”, sugere o secretário Adjunto Rubens Pereira Júnior.

A gestão condominial também auxilia nos possíveis conflitos entre moradores, estabelecendo mecanismos para resolução pacífica, livre de disputas. Colaborando para a preservação de áreas comuns, serviços públicos, instalações recreativas e sistemas de segurança.

RETOMADA DAS OBRAS

O condomínio popular Vista Alegra aguarda 12 anos para servir ao propósito principal: acolher famílias em situação de vulnerabilidade econômica. O prefeito Orvino Coelho de Ávila e o vice-prefeito Michel Schlemper encontraram o empreendimento ainda nos tijolos, pela metade, coberto de vegetação, com a visita frequente de cavalos, que usam a estrutura como abrigo nos dias de calor.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa