A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Fundação Somar e a sede da Capital da Igreja Assembleia de Deus, deu início ao projeto Costurando com Cidadania, que apoia e ensina mulheres em situação de vulnerabilidade que queiram aprender o ofício e gerar renda própria.
Semanalmente, durante 2 horas, acolhidas da Passarela da Cidadania, que tenham interesse em participar das aulas, aprenderão com a professora Regina da Rocha, modelista e designer de moda, sobre o desenvolvimento de modelagens, cortes e confecções, medidas, conhecimento de fios, padrões, textura e composições de tecidos. Para participar, é necessário estar cadastrada e usufruindo do abrigo da Assistência Social de Florianópolis.
As aulas acontecem na Dorcas, na sede da Igreja Assembleia de Deus, onde fica instalado o ateliê de costura da instituição. As equipes técnicas da Passarela são responsáveis pelo traslado das participantes, que além de facilitar a locomoção, ainda promove a imersão e integração das usuárias, auxiliando na constância de participação da oficina.
“Essa ação permite que essas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade possam encontrar uma nova vocação ou, até mesmo, um novo hábito que lhes proporcione renda e tempo de lazer. É uma atividade que auxilia no processo de saída do acolhimento para reintegração social”, explica o secretário Municipal de Assistência Social, Leandro Lima.