Para manter a organização dos espaços públicos e proporcionar bem-estar aos cidadãos, a Prefeitura de São José vem executando uma série de manutenções de conservação e limpeza pública contínuas nos bairros. Essas tarefas são conduzidas pelas secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Infraestrutura e Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O reflexo do trabalho contínuo das equipes de limpeza da Prefeitura de São José e do nível de consciência da comunidade aparece nas ruas, calçadas, calçadões, canteiros, avenidas, parques, praças, espaços, órgãos e prédios públicos. A cidade transparece limpeza e isso é possível, sobretudo, pela ação quase simultânea de um verdadeiro batalhão de colaboradores com uniformes marcantes e coloridos, identificados em toda a cidade, detalha o secretário da Susp, Michael Rosanelli.
Ele explica que a Susp é responsável por fiscalizar e conservar terrenos baldios. Recentemente, a pasta contratou uma empresa para cuidar dessas áreas irregulares, principalmente terrenos malcuidados que se transformam em depósitos de lixo irregular, causando problemas de mau cheiro e pragas.
Por meio dos fiscais de posturas, a secretaria também verifica irregularidades como buracos nas vias e obstruções de passeio. Em 2023, os serviços passaram por modernizações com o uso de equipamento de inteligência artificial. Uma empresa licitada realiza levantamentos mensais e identifica pontos com publicidades irregulares que obstruem os passeios, prejudicando a mobilidade dos cidadãos.
A secretaria também monitora as praças públicas e, se necessário, a empresa licitada realiza os consertos dos equipamentos danificados. Além disso, é permitido que empresas privadas adotem praças, contribuindo para a preservação desses espaços, conforme a Lei 2575/1993.
Cidade florida
Já a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atua na manutenção das praças, canteiros, plantio de flores e de espécies nativas, além de podas. Durante o mês de agosto, a Fundação plantou 25 mil mudas de flores nativas, adequadas à estação, como begônias, sálvias, bocas-de-leão, tagetes e gazânias.
Essas flores foram plantadas em locais estratégicos, como o viaduto do bairro Forquilhinha, a rótula do Bistek, o trevo de Barreiros, em frente ao prédio da Prefeitura, a sede da Fundação do Meio Ambiente e o CEM Antônio Francisco Machado, também em Forquilhinha.
As mudas são adquiridas por meio de licitação de empresas especializadas em produção de flores. Além disso, a Fundação presta serviços de poda de árvores e atende cerca de 100 solicitações relacionadas a podas, cortes e emergências mensalmente. Também atende a pedidos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e diversas pastas da Administração Pública. Para melhorar o monitoramento das árvores na cidade, os técnicos da Fundação estão desenvolvendo um sistema específico de monitoramento.
A superintendente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela dos Anjos, explica que a gestão compreende a necessidade da manutenção desses espaços. “O município de São José tem ações definidas para manter o paisagismo da cidade em dia, mantendo a imagem de uma cidade bem cuidada. Essa imagem de cidade florida e bem cuidada reflete diretamente na sensação de satisfação dos munícipes, já que todos gostam de ver sua cidade bonita, limpa e com espaços públicos atrativos”.
Limpeza de ruas
A Secretaria de Infraestrutura, por sua vez, também faz reparos nas ruas através do programa “Infraestrutura Conectada”, além do controle da frota, tem também o monitoramento dos caminhões de coleta de lixo da Ambiental e de todos os buracos realizados nas vias públicas do Município. Os cidadãos que identificarem obras emergenciais nas vias, a exemplo de buracos ou problemas de coleta de lixo, podem utilizar o telefone WhatsApp disponibilizado pela Infraestrutura (48) 98827-4447.
Para a limpeza nas ruas, a Infraestrutura dispõe também de uma equipe distribuída em vários pontos da cidade. A exemplo da Beira-Mar de São José, que antes mesmo das 6h já tem um turno trabalhando. O serviço de coleta de lixo cobre praticamente 100% da cidade.
O trabalho da infraestrutura consiste na limpeza das vias públicas com equipamentos e máquinas para a retirada de entulhos; limpeza de rios e córregos; manutenção das mais de 70 praças espalhadas pela cidade, entre outros serviços, que incluem a varrição e a lavagem de ruas, limpeza de bueiros, meio-fio de calçadas, lixeiras e espaços públicos. As ações de limpeza e planejamento contam com a participação de mais de 200 pessoas entre coordenadores, operadores de equipamentos, serviços gerais, motoristas e roçadores.
Os serviços da Infraestrutura também se estendem à coleta regular de lixo, por meio da empresa Ambiental. As coletas seletivas e de resíduos sólidos ocorrem regularmente de porta em porta nos bairros do Município. Caso o morador não saiba os dias em que passa as coletas, basta entrar em contato por meio do telefone da empresa Ambiental (48) 3901-3080. A coleta seletiva é direcionada para a reciclagem, já a orgânica vai para o aterro sanitário.
As coletas seletivas e de resíduos sólidos ocorrem regularmente de porta em porta nos bairros do Município. Caso o morador não saiba os dias em que passa as coletas, basta entrar em contato por meio do telefone da empresa Ambiental (48) 3901-3080. A coleta seletiva é direcionada para a reciclagem, já a orgânica vai para o aterro sanitário.
Já a coleta de resíduos volumosos ocorre por agendamento, por meio do telefone (48) 3112-3344. O munícipe deve colocar o móvel desmontado na calçada, ou, caso não consiga estar em casa no horário informado pela empresa responsável, pode levar até o PEV também.
O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, enfatiza a importância destas ações em prol de uma cidade mais limpa. “Nosso objetivo é manter São José uma cidade limpa, pois a limpeza é essencial para termos um ambiente sustentável e de convivência saudável. Por isso, mantemos todos os trabalhos possíveis, desde a varrição, a parte de coleta, o recolhimento dos dejetos e a remoção do lixo comum”.