A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou para os gestores escolares, nesta terça-feira (5), a Cartilha de Orientações sobre Segurança nas Escolas. O material on-line foi elaborado em uma ação conjunta entre profissionais das Secretarias Municipais de Educação e de Segurança, Defesa Social e Trânsito, diretores e demais representantes da comunidade escolar.
“O objetivo da publicação é contribuir com orientações para promoção e manutenção de um ambiente escolar seguro e acolhedor. A cartilha deve ser amplamente divulgada e apresentada à comunidade escolar em reuniões”, frisou a secretária de Educação, Rose Bartucheski.
A cartilha apresenta dicas para os diferentes públicos dos Centros Educacionais Municipais (CEMs) e Centros de Educação Infantil (CEIs): diretores de escolas e demais profissionais que atuam nas unidades de ensino, alunos, e pais ou responsáveis.
Além disso, também contempla informações de contatos úteis para facilitar a comunicação e a ação rápida em caso de emergências. O documento integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de São José para proporcionar um ambiente escolar mais seguro.
Botão do pânico
Nesta terça-feira (5), a secretária de Educação também instruiu os diretores das unidades para implementação do botão do pânico. Nos próximos dias, as unidades devem apresentar os nomes dos profissionais que terão acesso ao sistema para acionamento. Essa informação possibilitará as configurações necessárias para uma resposta eficaz e segura.