Com ações ágeis e inteligentes da Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, a Prefeitura de Florianópolis tem deixado mais amigável e seguro o ambiente urbano. Bom exemplo é a implantação de áreas para embarque e desembarque em frente ao Neim Bem-te-vi, na Avenida Rio Branco, e na EBM Darcy Ribeiro, no Rio Vermelho.
Com a aproximação da Guarda Municipal às escolas, a demanda foi apresentada pela vereadora Maryane Mattos ao secretário João da Luz. A solução foi prontamente atendida e executada pela equipe própria da usina, como é chamado o centro de distribuição de material para intendências e sistema viário.
“Depois de implantar, soubemos que a comunidade escolar da Bem-te-vi esperava o recuo há anos. Está feito, todo mundo supercontente. Aqui ‘vamos que vamos’, queremos ser úteis e ágeis”, aponta João da Luz.
Rio Vermelho
De acordo com o coordenador e intendente do Centro, Daniel Schoroerder, mesma solução foi implantada também pela equipe da SMLMU na nova escola do Rio Vermelho. Lá, afirma, a área de embarque e desembarque tem 100 metros de extensão com capacidade para estacionamento de, pelo menos, 50 veículos.
A exigência de áreas seguras para embarque e desembarque de estudantes em vias públicas tramita no Congresso Nacional, mas em Florianópolis serão implantadas imediatamente onde for possível e necessário, garante o secretário.